João Jorge I, Príncipe de Anhalt-Dessau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
João Jorge I de Anhalt-Dessau
João Jorge I, Príncipe de Anhalt-Dessau
Príncipe de Anhalt-Dessau
Reinado 6 de dezembro de 1586
a 24 de maio de 1618
Antecessor(a) Joaquim Ernesto, Príncipe de Anhalt
Sucessor(a) João Casimiro, Príncipe de Anhalt-Dessau
 
Nascimento 9 de maio de 1567
  Harzgerode, Alemanha
Morte 24 de maio de 1618 (51 anos)
  Dessau, Alemanha
Esposas Doroteia de Mansfeld-Arnstein
Doroteia do Palatinado-Simmern
Descendência Sofia Isabel de Anhalt-Dessau

Ana Madalena de Anhalt-Dessau
Ana Maria de Anhalt-Dessau
Joaquim Ernesto, Príncipe-Herdeiro de Anhalt-Dessau
Cristiano de Anhalt-Dessau
João Casimiro, Príncipe de Anhalt-Dessau
Ana Isabel de Anhalt-Dessau
Frederico Maurício de Anhalt-Dessau
Leonor Doroteia de Anhalt-Dessau
Sibila Cristina de Anhalt-Dessau
Henrique Valdemar de Anhalt-Dessau
Jorge Aribert de Anhalt-Dessau
Cunegundes Juliana de Anhalt-Dessau
Susana Margarida de Anhalt-Dessau
Joana Doroteia de Anhalt-Dessau
Eva Catarina de Anhalt-Dessau

Casa Ascania
Pai Joaquim Ernesto, Príncipe de Anhalt
Mãe Inês de Barby-Mühlingen
Religião Luterana

João Jorge I de Anhalt-Dessau (9 de Maio de 156724 de Maio de 1618) foi um príncipe alemão da Casa de Ascania. Entre 1586 e 1603 reinou o principado unificado de Anhalt juntamente com os seus irmãos. Após a partição do principado em 1603, passou a governar apenas o principado de Anhalt-Dessau até 1618.

João Jorge foi muito amado pelos seus súbditos e era considerado muito sábio no estrangeiro, principalmente nos campos da astrologia e da alquimia. Além disso, possuía uma biblioteca impressionante com mais de 3000 volumes.

Vida[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

João Jorge nasceu em Harzgerode a 9 de Maio de 1567, sendo o primeiro varão de Joaquim Ernesto, Príncipe de Anhalt-Zerbst, e da sua primeira esposa, a princesa Inês de Barby-Mühlingen.

Em 1570, quando morreu o último tio ainda vivo de João Jorge, Bernardo VII, Príncipe de Anhalt-Zerbst, o seu pai passou a ser o único governante dos estados de Anhalt, que se unificaram pela primeira vez desde a sua partição em 1252.

Príncipe conjunto de Anhalt[editar | editar código-fonte]

João Jorge com a sua primeira esposa, a condessa Doroteia do Palatina-Simmern.

Após a morte do seu pai em 1586, João Jorge herdou o principado unificado de Anhalt juntamente com o seu irmão mais novo, o príncipe Cristiano I, e os seus cinco meios-irmãos, segundo a lei da Casa de Ascania, que não permitia a divisão de territórios entre os herdeiros. Uma vez que os seus meios-irmãos ainda eram menores de idade na altura em que ele subiu ao trono, João Jorge foi o seu regente.

Príncipe de Anhalt-Dessau[editar | editar código-fonte]

Em 1603, foi estabelecido um acordo entre João Jorge e os seus irmãos que ainda estavam vivos para dividir os territórios do principado de Anhalt entre eles. João Jorge recebeu Anhalt-Dessau, e também o Seniorat; apesar de tudo, continuou a ser regente de todos os principados criados neste acordo até 1606, quando os seus irmãos passaram a governar as suas terras. Como governante, manteve as políticas da Reforma nos seus estados e tentou abolir exaustivamente os costumes tradicionais e a liturgia da Igreja católica.

A Sociedade Frutífera[editar | editar código-fonte]

A 24 de Agosto de 1617, no Schloss Hornstein (mais tarde Castelo de Wilhelmsburg) durante o funeral da sua irmã, a princesa Doroteia Maria de Anhalt, João Jorge e o seu irmão mais novo, o príncipe Luís de Anhalt-Köthen criaram a Sociedade Frutífera. O príncipe de Köthen foi nomeado o seu primeiro líder.

Morte e sucessão[editar | editar código-fonte]

João Jorge morreu em Dessau a 24 de Maio de 1618, aos 51 anos de idade. Foi sucedido como príncipe de Anhalt-Dessau pelo seu filho mais velho, o príncipe João Casimiro.

Casamentos e descendência[editar | editar código-fonte]

João Jorge casou-se pela primeira vez no dia 22 de Fevereiro de 1588, em Hedersleben com a princesa Doroteia de Mansfeld-Arnstein, filha de João Alberto VI, Conde de Mansfeld-Arnstein. Juntos tiveram cinco filhosː

  1. Sofia Isabel de Anhalt-Dessau (10 de Fevereiro de 1589 - 9 de Fevereiro de 1622), casada com o duque João Cristiano de Brieg; sem descendência
  2. Ana Madalena de Anhalt-Dessau (29 de Março de 1590 - 24 de Outubro de 1626), casada com Oto, Príncipe-Herdeiro de Hesse-Cassel; sem descendência.
  3. Ana Maria de Anhalt-Dessau (4 de Maio de 1591 - 7 de Julho de 1637), morreu aos quarenta-e-seis anos de idade solteira e sem descendência.
  4. Joaquim Ernesto, Príncipe-Herdeiro de Anhalt-Dessau (18 de Julho de 1592 - 28 de Maio de 1615), morreu aos vinte-e-dois anos de idade solteiro e sem descendência.
  5. Cristiano de Anhalt-Dessau (23 de Fevereiro de 1594 - 13 de Abril de 1594), morreu com quase dois meses de idade.

Após a morte da sua primeira esposa, João Jorge voltou a casar-se, desta vez com a princesa Doroteia do Palatinado-Simmern, única filha sobrevivente de João Casimiro, Conde do Palatinado- Simmern, terceiro filho de Frederico III, Eleitor Palatino. A cerimónia realizou-se a 21 de Fevereiro de 1595 em Heidelberg e o casal teve onze filhosː

  1. João Casimiro, Príncipe de Anhalt-Dessau (7 de Setembro de 1596 - 15 de Setembro de 1660), príncipe de Anhalt-Dessau entre 1618 e 1660. Casou-se pela primeira vez com a princesa Inês de Hesse-Cassel; com descendência. Casou-se depois com a sua prima direita, a princesa Sofia Margarida de Anhalt-Bernburg; sem descendência.
  2. Ana Isabel de Anhalt-Dessau (5 de Abril de 1598 - 20 de Abril de 1660), casada com Guilherme Henrique, Conde de Bentheim-Steinfurt.
  3. Frederico Maurício de Anhalt-Dessau (18 de Fevereiro de 1600 - 25 de Agosto de 1610), morreu aos dez anos de idade.
  4. Leonor Doroteia de Anhalt-Dessau (16 de Fevereiro de 1602 - 26 de Dezembro de 1664), casada com Guilherme, Duque de Saxe-Weimar; com descendência.
  5. Sibila Cristina de Anhalt-Dessau (11 de Julho de 1603 - 21 de Fevereiro de 1686), casada primeiro com Filipe Maurício, Conde de Hanau-Münzenberg; com descendência. Casada depois com Frederico Casimiro, Conde de Hanau-Lichtenberg; sem descendência.
  6. Henrique Valdemar de Anhalt-Dessau (7 de Novembro de 1604 - 25 de Setembro de 1606), morreu com quase dois anos de idade.
  7. Jorge Aribert de Anhalt-Dessau (3 de Junho de 1606 - 14 de Novembro de 1643), casou-se morganaticamente com Johanna Elisabeth von Krosigk, descendente de uma antiga família nobre. Os seus filhos não foram reconhecidos como membros da realeza e receberam o apelido de "von Aribert".
  8. Cunegundes Juliana de Anhalt-Dessau (17 de Fevereiro de 1608 - 26 de Setembro de 1683), casada com Hermano IV, Conde de Hesse-Rotenburg; sem descendência.
  9. Susana Margarida de Anhalt-Dessau (23 de Agosto de 1610 - 13 de Outubro de 1663), casada com o príncipe João Filipe de Hanau-Lichtenberg; sem descendência.
  10. Joana Doroteia de Anhalt-Dessau (24 de Março de 1612 - 26 de Abril de 1695), casada com Maurício, Conde de Bentheim-Tecklenburg, sobrinho do seu cunhado Guilherme Henrique; sem descendência.
  11. Eva Catarina de Anhalt-Dessau (11 de Setembro de 1613 - 15 de Dezembro de 1679), morreu aos sessenta-e-seis anos de idade solteira e sem descendência.

Genealogia[editar | editar código-fonte]

Os antepassados de João Jorge I, Príncipe de Anhalt-Zerbst em três gerações[1]
João Jorge I, Príncipe de Anhalt-Zerbst Pai:
Joaquim Ernesto, Príncipe de Anhalt
Avô paterno:
João V, Príncipe de Anhalt-Zerbst
Bisavô paterno:
Ernesto I, Príncipe de Anhalt-Dessau
Bisavó paterna:
Margarida de Münsterberg
Avó paterna:
Margarida de Brandemburgo, Duquesa da Pomerânia
Bisavô paterno:
Joaquim I Nestor, Príncipe-Eleitor de Brandemburgo
Bisavó paterna:
Isabel da Dinamarca, Princesa-Eleitora de Brandemburgo
Mãe:
Inês de Barby-Mühlingen
Avô materno:
Wolfgang I de Barby-Mühlingen
Bisavô materno:
Burkhart V de Barby-Mühlingen
Bisavó materna:
Madalena de Mecklemburgo
Avó materna:
Inês de Mansfeld zu Mittel-Ort
Bisavô materno:
Gerardo VII de Mansfeld
Bisavó materna:
Margarida de Gleichen

Referências

  1. The Peerage, consultado a 23 de Novembro de 2015
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre João Jorge I, Príncipe de Anhalt-Dessau