Saltar para o conteúdo

João Elias: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 187.109.225.50 para a última revisão de Robertogilnei (usando Huggle)
nome
Linha 1: Linha 1:
'''Antônio João Elias de Oliveira''', mais conhecido como '''João Elias''' ([[Catanduva]], [[1945]]), é um [[escritor]] e [[humorista]] [[brasileiro]]. Seu personagem mais conhecido é o Salim Muchiba, o qual interpretou em programas como a ''[[Escolinha do Professor Raimundo]]'' e ''[[Escolinha do Barulho]]''. Na ''[[Escolinha do Gugu]]'', interpretou o caipira Zé Bento.
'''João Elias Cavlin scheur''', mais conhecido como '''João Elias''' ([[Catanduva]], [[1945]]), é um [[escritor]] e [[humorista]] [[brasileiro]]. Seu personagem mais conhecido é o Salim Muchiba, o qual interpretou em programas como a ''[[Escolinha do Professor Raimundo]]'' e ''[[Escolinha do Barulho]]''. Na ''[[Escolinha do Gugu]]'', interpretou o caipira Zé Bento.


Como humorista, começou a carreira no [[Rádio Difusora]] em [[1958]]. Um ano depois, participou do ''III Salão de Pinturas de Catanduva''. Aos vinte anos, foi levado por [[Adoniram Barbosa]] para a [[TV Record]], onde interpretou o personagem Zé Vitrola no programa ''[[Papai Sabe Nada]]''.
Como humorista, começou a carreira no [[Rádio Difusora]] em [[1958]]. Um ano depois, participou do ''III Salão de Pinturas de Catanduva''. Aos vinte anos, foi levado por [[Adoniram Barbosa]] para a [[TV Record]], onde interpretou o personagem Zé Vitrola no programa ''[[Papai Sabe Nada]]''.

Revisão das 14h21min de 11 de março de 2014

João Elias Cavlin scheur, mais conhecido como João Elias (Catanduva, 1945), é um escritor e humorista brasileiro. Seu personagem mais conhecido é o Salim Muchiba, o qual interpretou em programas como a Escolinha do Professor Raimundo e Escolinha do Barulho. Na Escolinha do Gugu, interpretou o caipira Zé Bento.

Como humorista, começou a carreira no Rádio Difusora em 1958. Um ano depois, participou do III Salão de Pinturas de Catanduva. Aos vinte anos, foi levado por Adoniram Barbosa para a TV Record, onde interpretou o personagem Zé Vitrola no programa Papai Sabe Nada.

Como escritor, lançou sua primeira obra escrita em 1966, contendo quarenta páginas e dezessete poemas.[1] Em 2013, foi homenageado pela Câmara Municipal de Catanduva pelo "Dia do Comediante".[2] No mesmo ano, lançou o livro Tonico e Jesuíno – casos de um, piadas do outro.[3]

Livros publicados

  • Iniciação
  • O Colecionador de Palavras – poemas, prosas & ironias (2002, ed. Casa do Livro)
  • 5 Conto de Reis e 55 Reais de Troco
  • Versos Satíricos e Outras Rimas de Humor
  • 45 Dias (2009, ed. Thesaurus)[4]
  • Casos de Tonico Bento – verdadeiros ou quase (2012, ed. Nelpa)
  • Tonico e Jesuíno – casos de um, piadas do outro (2013, ed. HN)

Referências

  1. João Elias de Oliveira Thesaurus Editora, acessado em 26 de fevereiro de 2014
  2. ‘Artista completo’, João Ellyas recebe homenagem na Câmara Câmara Municipal de Catanduva, acessado em 26 de fevereiro de 2014
  3. Humorista João Elias lança livro em Rio Preto, SP, nesta quarta-feira GloboEsporte.com, acessado em 26 de fevereiro de 2014
  4. Romance "45 Dias" é lançado na internet Revista Nós, acessado em 26 de fevereiro de 2014
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.