John Chisum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

John Simpson Chisum (15 de agosto de 1824 - 22 de dezembro de 1884) foi um fazendeiro e homem de negócios norte-americano[1].

John S.Chisum

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu no Condado de Madison no Tennessee. Passou os treze primeiros anos de sua vida na fazenda de seu avô, James Chisum. Em setembro de 1837 mudou-se com seus pais para o Condado de Lamar no Texas, onde ajudou a construir o Fórum da cidade. Aos 27 anos começou a trabalhar como vendedor para M.M Grant em Paris, Texas.

Em 1854 entrou para o negócio de gado, financiado por Stephen K. Fowler, de quem foi sócio por dez anos. As primeiras mil cabeças de gado foram levadas ao Novo México por Chisum e seu irmão Pitzer no verão de 1867. Entre 1868 e 1878, Chisum se tornou o mais poderoso fazendeiro da região conhecida como Pecos Valley. Durante essa mesma época, Chisum tomou parte como aliado do também fazendeiro e empresário John Tunstall e o advogado Alexander McSween na Guerra do Condado de Lincoln; Contra os comerciantes monopolistas Lawrence Murphy e James Dolan.

Após uma cirurgia na cidade Kansas, para remover um tumor do pescoço a 7 de Julho de 1884, Chisum se mudou para Eureka Springs no Arkansas, onde veio a morrer em 4 de Dezembro do mesmo ano.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Nolan, Frederick: "The West of Billy The Kid"; p.69

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Frederick Nolan; "The West of Billy The Kid" (1999): University of Oklahoma Press.
  • Dan L. Thrapp, Encyclopedia of Frontier Biography 1:264.
  • Mary Whatley Clarke, "John Chisum: Jinglebob King of The Pecos".