John Harvard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde setembro de 2016).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
John Harvard
Estátua de John Harvard na Universidade Harvard.
Nascimento 26 de novembro de 1607
Southwark
Morte 14 de setembro de 1638 (30 anos)
Charlestown
Sepultamento Boston
Cidadania Reino da Inglaterra
Alma mater Emmanuel College
Ocupação teólogo, pastor
Religião Calvinismo
Causa da morte tuberculose

John Harvard (Southwark, 26 de novembro de 1607Charlestown, 14 de setembro de 1638) foi um pastor congregacional calvinista inglês e que foi viver nas colônias americanas, em Massachusetts, tendo feito uma importante doação à instituição que hoje tem o seu nome: a Universidade Harvard.

Biografia[editar | editar código-fonte]

John nasceu e cresceu em Southwark, Surrey, Inglaterra, (agora parte de Londres), o quarto de nove crianças, filho de Robert Harvard, um açougueiro, e a esposa Katherine Rogers, nativa de Stratford-upon-Avon. No verão de 1625 seu pai, uma meia-irmã e dois irmãos morreram vítimas de uma "praga", conhecida na época como peste bubônica. Apenas a sua mãe e seu irmão, Thomas, na sua família sobreviveram.

Entrou para o Emmanuel College, em Cambridge, depois foi para a um reduto de puritanos em dezembro de 1627, e recebeu o grau de bacharel em artes em 1632. Katherine morreu em 1635 e Thomas na primavera de 1637. John casou com Ann Sadler, de Ringmer, Sussex, em abril de 1636.

Em 1637 emigrou com a mulher para a Nova Inglaterra e estabeleceu-se em Charlestown, no estado de Massachusetts. Curiosamente, um terço dos primeiros 100 licenciados da Nova Inglaterra o eram pelo Emmanuel College.

Morte[editar | editar código-fonte]

John Harvard morreu vítima de tuberculose, sem deixar herdeiros. Legou em testamento aproximadamente £ 800 (metade do seu patrimônio) e a sua biblioteca com cerca de 400 volumes ao "New College", na localidade próxima de Cambridge, uma instituição que tinha sido fundada em 8 de setembro de 1636, e para seu amigo Nataniel Eaton, o primeiro diretor da universidade.

A escola mudou de nome para "Harvard College" em 13 de março de 1639. Harvard passou a ser a primeira a ser referida como Universidade (em vez de college, faculdade em inglês), pela nova Constituição de Massachussetts em 1780.