John Herbert Hollomon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
John Herbert Hollomon
John Herbert Hollomon
Conferência de Solvay sobre física em Bruxelas, 1951. Da esquerda para a direita, sentados: Crussaro, Norman Percy Allen, Yvette Cauchois, Borelius, William Lawrence Bragg, Christian Møller, Sietz, John Herbert Hollomon, Frank; fila do meio: Gerhart Rathenau,(nl) Koster, Erik Rudberg,(sv), Flamache, Goche, Groven, Egon Orowan, Jan Burgers, William Bradford Shockley, André Guinier, C.S. Smith, Ulrich Dehlinger, Laval, Émile Henriot; fila superior: Gaspart, Lomer, Alan Cottrell, Georges Homes, Hubert Curien
Nascimento 12 de março de 1919
Norfolk (Virgínia)
Morte 8 de maio de 1985 (66 anos)
Albany (Nova Iorque)
Nacionalidade estadunidense
Cidadania Estados Unidos
Ocupação engenheiro
Empregador(a) Universidade de Boston, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Universidade de Oklahoma
Campo(s) engenharia

John Herbert Hollomon, Jr. (Norfolk (Virgínia), 12 de março de 1919Albany (Nova Iorque), 8 de maio de 1985) foi um engenheiro estadunidense.[1] Foi membro fundador da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos.[2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Hollomon obteve o D.Sc. em metalurgia em 1946 no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Trabalhou depois nos laboratórios da General Electric em Schenectady, onde tornou-se gerente geral.

Em 1962 foi indicado primeiro assistente para ciência e tecnologia do Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Nesta função ele estabeleceu o Environmental Sciences Services Administration (mais tarde renomeada como National Oceanic and Atmospheric Administration), o Commerce Technical Advisory Board e o programa State Technical Services. Em um período de 1967 serviu como sub-secretário de comércio, mas deixou o governo para ir para a Universidade de Oklahoma, onde foi por um ano presidente designado e dois anos presidente.

Em 1970 Hollomon retornou ao MIT como consultante do presidente e depois professor de engenharia. Em 1983 foi para a Universidade de Boston, onde permaneceu até morrer. O Hollomon Hall na Universidade de Oklahoma é nomeado em sua memória.

Participou da 9ª Conferência de Solvay, em 1951.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre engenheiro(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.