José Henrique Tarço

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Zé Tasso
Informações pessoais
Nome completo José Henrique Tasso
Data de nasc. 12 de março de 1901
Local de nasc. Recife, PE, Brasil
Falecido em 20 de julho de 1978
Local da morte Recife, PE, Brasil
Apelido Zé Tarso
Informações profissionais
Posição ???
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
América-PE
Tramways
Sport
Santa Cruz
Paulistano-SP
Juventus-SP
Flamengo-PE

José Henrique Tasso, ou simplesmente Zé Tasso, (Recife, 12 de março de 1901 — Recife, 20 de julho de 1978) foi um futebolista brasileiro.

Nasceu no bairro do Poço da Panela. Destacou-se jogando futebol no time amador do bairro, o Celeste, chamou atenção de Francisco Gusmão, na época técnico do América que, ao vê-lo jogar na Liga Suburbana de 1918, ficou encantado com seu toque preciso e o jeito arrojado de dominar a bola. Após a competição integrou o elenco profissional do América e no mesmo ano conquistou o seu primeiro título pernambucano, ganhando destaque na crônica local. Em 1923 ajudou o América na conquista do Trofeu Nordeste e logo em seguida se transferiu para o Santa Cruz Futebol Clube da cidade do Recife, ficando aí durante 5 anos. Foi nessa epóca que ingressou a Seleção Brasileira e depois o Club Athletico Paulistano, ajudando a equipe paulistana a conquistar o seu último campeonato paulista, no ano de 1929, o Torneio Início de São Paulo a Taça Cidade de São Paulo do mesmo ano.

Em 1934 retornou para o Recife depois de ter passado pelo Paulistano e pelo Juventus, ajudando a equipe do bairro da Mooca a conquistar o título da Liga Paulista de Foot-Ball (LPF) de 1934 onde não obteve tanto sucesso como no Santa Cruz. Foi jogar pelo Tramways Sport Club, clube sediado no bairro da Torre, e conquistando o vice-campeonato de 1935 e os títulos pernambucanos de 1936 e 1937. Depois se tranferiu para o Sport Club do Recife, ganhando o campeonato pernambucano de 1938. O último clube em que atuou profissionalmente foi o Sport Club Flamengo, onde conquistou o Torneio de Verão da cidade do Recife no ano de 1939.

Zé Tasso morreu no Hospital da Restauração na mesma cidade em que nasceu.

Títulos[editar | editar código-fonte]

América-PE
Tramways
Sport
Paulistano-SP
Juventus-SP
Flamengo-PE

Torneio de Verão da Cidade do Recife: 1939

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre um futebolista brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.