José Maria do Nascimento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Maria do Nascimento
Nascimento 18 de julho de 1874
Velas
Morte 27 de dezembro de 1924 (50 anos)
Angra do Heroísmo
Cidadania Portugal, Reino de Portugal
Alma mater
Ocupação padre, professor, músico

José Maria do Nascimento (Velas, 18 de julho de 1874Angra do Heroísmo, 27 de dezembro de 1924), presbítero, foi mestre da capela da Sé de Angra e professor de música e cantochão do Seminário Episcopal de Angra.[1][2] Uma das suas composições foi premiada na Exposição Universal de Paris de 1900 e mantém-se no repertório de música sacra de vários países.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Jorgense, nasceu a 18 de julho de 1874, e foi ordenado de presbítero a 27 de maio de 1899.[3] Para além de excecional músico, desde muito jovem foi distinto organista.

Foi mestre-capela da Sé Catedral de Angra, onde serviu como capelão enquanto estudava. Passou por professor de Música e Canto Gregoriano no Seminário Episcopal de Angra e dirigiu a Schola Cantorum, estabelecida na Catedral, em 1905.

A DioceseFoi enviado pelo bispo de Angra a Lisboa e a Roma, a fim de estudar o motu-proprio do papa Pio X, acerca da música sacra, tendo, no entanto, disposto de muito pouco tempo para o fazer. Regressado a Angra, passou a ocupar o lugar de mestre da capela da Sé Catedral e de professor de música e de cantochão do Seminário angrense.

Publicou o cântico de Miserere que é célebre, tocado e cantado até nos dias de hoje, a quatro vozes, conhecido porque veio a obter muito justamente uma medalha de oiro, na Exposição Universal de Paris de 1900.[4] Obteve também a medalha de ouro da seção de música da Exposição Açoriana realizada em Ponta Delgada em 1901 aquando da visita régia feita por D. Carlos e às ilhas adjacentes.

Outras das suas composições mais conhecidas são uma Missa a instrumental, que tem sido executada nas principais e mais solenes festividades de Angra, Tantum Ergo e algumas ladainhas menos conhecidas mas, então, bem nos ouvidos dos açorianos. Tem também composições ligeiras, músicas para algumas operetas e canções e escreveu uma peça teatral que veio a ser representada no Seminário de Angra, intitulada Passagem do Regimento.

Obras[editar | editar código-fonte]

Entre muitas outras, é autor das seguintes obras.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b «Nascimento, José Maria do (Padre)» na Enciclopédia Açoriana.
  2. José Augusto Pereira, Padres Açorianos. Bispos ; Publicistas ; Religiosos, pp. 60-61. Angra do Heroísmo, União Gráfica Angrense, 1939.
  3. Alfredo Luís Campos, Memória da Visita Régia à Ilha Terceira. Imprensa Municipal, Angra do Heroísmo, 1903.
  4. Catálogo da Feira Universal de Paris de 1900. Representação Portuguesa, Paris, Musée D'Orsay, 1902-03 [há catálogos na Bibliothèque Nationale de Paris].