José Roberto de Toledo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2010).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

José Roberto de Toledo Rosario (Araraquara, 5 de fevereiro de 1966) é um jornalista brasileiro.

É um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e da agência PrimaPagina [1]. Formou-se em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Trabalhou por 13 anos na Folha de S.Paulo, onde atuou como editor da coluna Painel de 1991 a 1996, e como repórter especial de 1996 a 2000.

Pioneiro das técnicas de Reportagem com Auxílio do Computador (RAC) no Brasil, dá cursos sobre o tema pela Abraji para redações e faculdades de jornalismo. Já deu cursos sobre o tema na Argentina, Colômbia, Peru, Chile e Paraguai.

É colunista do jornal "O Estado de S.Paulo, em cujo portal mantém o blog "Vox Publica". Foi comentarista do telejornal RedeTV! News da RedeTV!. Deixou a emissora em 2014.

Mantém também o blog Toledol [2], sobre RAC e o impacto da revolução digital no jornalismo.

É co-autor de Era FHC - um balanço (Editora Cultura, 692 págs, ISBN 8529300769), e de Marketing Político e Persuasão Eleitoral (Konrad Adenauer, 238 págs, ISBN 858553592X).

Organizou a série de livros SP21 para a Editora Brasiliense.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]