José Siro González Bacallao

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Siro González Bacallao
Nascimento 9 de dezembro de 1930
Candelaria
Morte 19 de julho de 2021
Cidadania Cuba
Ocupação padre, bispo católico
Religião Igreja Católica

José Siro González Bacallao (Candelária, 9 de dezembro de 1930 - Mântua, província de Pinar del Rio, 19 de julho de 2021[1]) foi um padre cubano e bispo católico romano de Pinar del Rio.

Papa João Paulo II o nomeou 30 de março de 1982 como Bispo de Pinar del Río. O arcebispo de San Cristóbal de la Havana, Jaime Ortega, o consagrou na Catedral de San Rosendo em Pinar del Río; Os co-consagrantes foram Pedro Meurice, Arcebispo de Santiago de Cuba, e Fernando Ramón Prego Casal, Bispo de Cienfuegos-Santa Clara. Seu lema, Aquí estoy Señor para hacer tu voluntad (“Aqui estou, Senhor, para fazer a tua vontade”) deriva de Hebreus 10:7. Durante seu bispado, José Siro González Bacallao estabeleceu o Pequeno Seminário de P. Félix Varela em San Juan y Martínez, bem como o Centro Missionário César Balbín em Candelaria e a Diocese de Nuestra Señora de Loreto. Ferner fundou o Centro de Formação Cívica y Religiosa e uma escola de verão para catequistas.

Em 13 de dezembro de 2006, o Papa Bento XVI acatou seu pedido de demissão relacionado à idade.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: José Siro González Bacallao

Referências

  1. «El Padre ha querido entregar la corona de gloria a uno de sus hijos más fieles» (em espanhol). Kubanische Bischofskonferenz. 19 de julho de 2021. Consultado em 20 de julho de 2021 
  2. «Rinuncia del Vescovo di Pinar del Río (Cuba) e nomina del successore» (em italiano). vatican.va. 13 de dezembro de 2006. Consultado em 20 de julho de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.