José Teixeira Barreto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Auto-retrato de José Teixeira Barreto, Museu Nacional de Soares dos Reis
José Teixeira Barreto, Juramento de Viriato no Museu Nacional Soares dos Reis

José Teixeira Barreto [1782-1810] é oriundo do Porto, nascido na freguesia de Santo Ildefonso extra-muros daquela cidade, no dia 19 de março de 1763, filho de Domingos Teixeira Barreto, pintor, e de Josefa Maria Angélica sua mulher, moradores na rua chamada do Padrão das Almas da dita freguesia.

Tendo apenas recebido do seu pai alguns princípios de arte e chegado à idade de 19 anos foi furtivamente receber o hábito de S. Bento no Mosteiro de Tibães, cabeça daquela congregação, no dia 21 de novembro de 1782 pelas 3 horas da tarde, tomando em memória daquele mesmo dia o nome de Frei José da Apresentação. Daqui passou conventual para o de S. Bento da Saúde e matriculou-se logo na Aula de Desenho, que frequentou alguns anos sempre como aluno extraordinário. E como de dia em dia crescesse nele o vivo desejo de se adiantar na pintura, rompeu no excesso de partir para Roma, onde teve a fortuna de encontrar a generosa proteção do excelentíssimo D. Alexandre de Souza Calhariz e Holsthein, ali Embaixador de Portugal, que não só lhe consignou uma pensão mensal, mas até lhe obteve secularizá-lo para melhor poder continuar seus estudos.

Esteve primeiramente debaixo da direção de Marcelo Lombardi; depois seguiu os ditames de José Cadiz; consultou por algum tempo Ganharau, célebre pintor de batalhas; e finalmente adotando um método mais caprichoso que regular assim formalizou uma maneira toda sua. Não obstante voltou à pátria muito aproveitado, tendo decorrido algumas cidades da Itália, França e Espanha, e foi promovido na Cadeira de Desenho da Academia do Porto com o ordenado anual de seiscentos mil reis, que desfrutou poucos anos.

Morreu em 6 de novembro de 1810, contando apenas 48 anos e 8 meses de idade. Jaz na Igreja do Mosteiro de S. Bento da cidade do Porto, onde se mandou enterrar com o seu competente hábito, que pediu, e recebeu revalidando todos os votos de sua profissão antes de falecer.

Deixou muitos quadros naquela cidade, que servem de ornato e enriquecem várias igrejas. No Mosteiro de S. Bento da Saúde há um quadro da sua mão, na escada principal, logo no primeiro lanço. É a cópia fiel de S. Paulo primeiro ermita tirada de um original, de boa mão que está na sacristia daquele mesmo mosteiro.

Bibliografia relacionada[editar | editar código-fonte]

  • VASCONCELOS, Flórido de, Os pintores Teixeira Barreto, Porto : Afrontamento : Câmara Municipal, 2002
  • VITORINO, Pedro, José Teixeira Barreto : artista portuense, 1763-1810, Coimbra : [s.n.], 1925

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.