Joseph McCabe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joseph McCabe, em 1910.

Joseph Martin McCabe (Macclesfield, Cheshire, 12 de Novembro de 1867Londres, 10 de Janeiro de 1955) foi um escritor inglês e ex-padre, que se tornou um defensor do Livre-pensamento. Inicialmente, McCabe descrevia-se como agnóstico, mas mais tarde ele preferiu intitular-se ateu.

Sacerdócio e apostasia[editar | editar código-fonte]

Padre Antony (Joseph McCabe), em 1895.

Joseph McCabe recebeu seu nome em homenagem a São José, pois estava destinado por seus pais a seguir carreira religiosa (ironicamente, seu sobrenome significa "filho do abade"). Entrou para o seminário da ordem dos Franciscanos em 1883, aos 16 anos, e logo sua inteligência sobrepujou a de seus professores, os quais, segundo relatou, começaram a temê-lo e não queriam ensinar-lhe mais nada.

Em 1890 foi ordenado sacerdote com o nome de Padre Antony. Estudou Filosofia e História Eclesiástica na Universidade Louvain, (Bélgica), mas o regulamento de sua ordem impediu-lhe de diplomar-se. Designado professor de Filosofia escolástica, em 1895 ele tornou-se reitor do Buckingham College. Desiludido com o exercício do sacerdócio, na manhã do Natal de 1895 ele declarou-se "doutrinariamente falido". Após 13 anos de vida religiosa, em 19 de Fevereiro de 1896, ele abandonou a Igreja para sempre.

Vida e obra[editar | editar código-fonte]

Pouco depois de abandonar o sacerdócio, McCabe começou a escrever. Primeiro, um panfleto sobre a perda da fé, em From Rome to Rationalism, publicado em 1897, cujo conteúdo foi mais tarde ampliado no livro Twelve Years in a Monastery. McCabe tornou-se um autor prolífico, tendo escrito mais de 250 livros ao longo da vida sobre temas tão diversos quanto ciência, religião, história e cultura. Muitos de seus livros foram publicados pela E. Haldeman-Julius Publications, em séries conhecidas como "Blue Books".

Ele foi um dos membros-fundadores da Britain's Rationalist Press Association, secretário da Leicester Secular Society entre 1898-1899, e até seus 80 anos de idade, um palestrante dos mais respeitados, tendo feito entre três e quatro mil conferências nos EUA, Austrália e Grã-Bretanha. Um ano antes de sua morte, filiou-se à National Secular Society.

McCabe pediu que em sua lápide fosse colocada a frase: "Foi rebelde até o fim".

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Cooke, Bill (2001). A rebel to his last breath: Joseph McCabe and Rationalism. Prometheus Books. ISBN 157392878X.
  • Goldberg, Issac (1936). Joseph McCabe: Fighter For Freethought. Haldeman-Julius Company

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Joseph McCabe