João Gastão de Orleães

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
João Gastão de Orleães
Duque de Valois
João Gastão de Orleães
Gravura de João Gastão, Duque de Valois
Nascimento 17 de agosto de 1650
  Palácio do Luxemburgo, Paris
Morte 10 de agosto de 1652 (1 ano)
  Palácio de Orleães, Paris
Sepultado em Basílica de São Dinis, França
Nome completo Jean Gaston d’Orléans
Casa Orleães
Pai Gastão, Duque de Orleães
Mãe Margarida de Lorena

João Gastão de Orleães, Duque de Valois (em francês: Jean Gaston d'Orléans, Duc de Valois; 17 de agosto de 165010 de agosto de 1652) foi um príncipe francês e Neto de França (em francês: petit-fils de France). Era membro da Casa de Orleães.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido no Palácio de Orleães, o atual Palácio do Luxemburgo em Paris, ele foi o primeiro e único filho nascido do casamento dos duques de Orleães, Gastão, Duque de Orleães e Margarida de Lorena. Seu pai era o irmão mais novo de Luís XIII de França o que fazia de João Gastão primo co-irmão de Luís XIV.

Lhe foi outorgado o título de Duque de Valois, título que pertencia ao apanágio de seu pai.[1]

Como Neto de França ele poderia usar o tratamento de Alteza Real e, desde o seu nascimento, era o quarto varão do reino após Luís XIV, o Duque de Anju e o seu pai, Gastão.

O seu nascimento foi profundamente celebrado pela sua meia-irmã mais velha, Ana Maria Luísa de Orleães, la Grande Mademoiselle[2] que encomendou uma grande sessão de fogo de artifício em Paris para celebrar o seu nascimento.[3] Ele foi adorado pela Grande Mademoiselle apesar de ter uma saúde frágil; João Gastão nunca conseguiu nem andar nem falar e tinha uma perna torta que era atribuída ao fato das mentiras da Duquesa de Orleães ao longo de toda a gravidês.[4]

O pequenino duque de Valois morreu no Palácio de Orleães de diarreia, tendo sido profundamente chorado pelos seus pais e meia irmã. Foi sepultado na Basílica de São Dinis nos arredores de Paris, a tradicional necrópole da Casa de Bourbon. O Ducado de Valois reverteu para seu pai, que veio a morrer em 1660, altura em que o ducado de Orleães reverteu para a Coroa. O Duque de Anjou (já aqui referido), irmão de Luís XIV, tornou-se então Duque de Orleães.

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Títulos, estilos honras e armas[editar | editar código-fonte]

  • 17 de agosto de 1650 – 10 de agosto de 1652 Sua Alteza Real o duque de Valois (Monseigneur le duc de Valois)

Fontes/Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Atribuído a Gastão em 1626 pelo seu casamento com a herdeira Maria de Bourbon, Duquesa de Montpensier
  2. Biografia da Grande Mademoiselle, amazon.com.
  3. West, V. Sackville, Daughter of France: The Life of Anne Marie Louise d'Orléans, Duchesse de Montpensier, 1627-1693, La Grande Mademoiselle, Doubleday & Company (1.ª edição), Londres: 1959, ASIN B0010Z3TNE, pág. 124-125
  4. West, V. Sackville

Ligações externas[editar | editar código-fonte]