João Victor d'Alves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
João Victor
Nome completo João Victor D'Alves
Nascimento 18 de outubro de 1981 (42 anos)
Belo Horizonte, MG
Ocupação ator, apresentador e produtor cultural
Outros prêmios
Melhor ator em Festival de cinema de Brasília Melhor ator em Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá

João Victor D'Alves (Belo Horizonte, 18 de outubro de 1981) é um ator e apresentador brasileiro. Iniciou sua carreira na televisão aos seis anos, em comerciais publicitários.

Em 1990, foi escalado como Ivo no programa Rá-Tim-Bum. Interpretou o personagem até o término do programa em 1994.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1990 interpretou o personagem Ivo do programa Rá-Tim-Bum na TV Cultura. Nos anos 90, fez centenas de propagandas e programas de TV, como Feliz Ano Velho, ao lado de Cláudio Marzo na extinta TV Manchete.

Em 2016, formou-se ator pela Escola de Teatro Ewerton de Castro. No mesmo ano, atuou no espetáculo O Despertar da Primavera de Frank Wedekind.

Entre 2001 e 2006, integrou a Companhia do Pátio, destacando-se nas comédias Revistando 2003, Revistando 2006 e Nunca se Sábado, dirigidas por Isser Korik.

Em 2005, integrou o elenco do espetáculo O Estrangeiro de Larry Shue, dirigido por Alexandre Reinecke.

Em 2007, atuou nos espetáculos Tcheckhov e a Humanidade, de Antonio Abujamra e Hugo Rodas, e em Álbum de Família de Nelson Rodrigues dirigido por Alexandre Reinecke.

Em 2010, esteve em cartaz com o espetáculo Cinema da Sutil Companhia de Teatro do diretor Felipe Hirsch.

No ano de 2012, trabalhou com a Companhia Provisório & Definitivo no espetáculo Gangue, de Pedro Guilherme, com direção de Mauro Baptista Vedia.

No cinema, foi destaque no curta metragem Obra Prima de Andréia Midori Simão e Thiago Faelli, recebendo o prêmio de melhor ator no Festival de cinema de Brasília e no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, em 2010.

João Victor D'Alves também é produtor executivo teatral. Produziu os espetáculos premiados Escuro (2009) e O Jardim (2011 e 2012), da Cia Hiato. Em 2011, também produziu a mostra de repertório da Cia Hiato no Centro Cultural São Paulo. Em 2010 fez a temporada Paulista de Murro em Ponta de Faca de Augusto Boal com direção de Paulo José.

Na internet, apresentou os programas TV Guia, do site Guia da Semana, e o programa DigiTas ao lado de Marcelo Tas. Ele foi o apresentador para o programa Pé na Rua na TV Cultura de 2007 até 2012[1] e o programa Quem Sabe, Sabe na TV Cultura em 2013.

Em 2017, teve que se envolver em uma controvérsia do ator Felipe Titto quando este afirmou em uma entrevista para a revista Caras que havia sido ele o menino na vinheta do quadro Senta Que Lá Vem História do Rá-Tim-Bum, sendo que na verdade o menino foi João Victor d'Alves; na entrevista Titto havia dito: "Foi um stop motion que eu fiz quando era pequeno. Eram só fotos para abertura do quadro. (...) Recebi o cachê pelo trabalho. Minha mãe sempre me disse que era eu na vinheta. Cresci achando isso".[2][3][4] Além do próprio João Victor ter corrigido a informação, a TV Cultura também se posicionou sobre o assunto corrigindo o Catraca Livre no Twitter.[4]

Referências

  1. «Bate-papo UOL: João Victor e Gabriela França comentam nova fase do "Pé na Rua"». UOL Televisão. 28 de outubro de 2011. Consultado em 9 de junho de 2020 
  2. «Lembra dele? Garotinho de vinheta do 'Senta Que Lá Vem História' cresceu e hoje é ator e apresentador». Caras. 23 de fevereiro de 2017. Consultado em 9 de junho de 2020 
  3. «Lembra do menino de 'Senta Que Lá Vem História'? Felipe Titto disse que era ele - mas não era». Estadão. Emais. 24 de fevereiro de 2017. Consultado em 9 de junho de 2020 
  4. a b «Sabe quem é o VERDADEIRO garoto do 'senta que lá vem história'?». Catraca Livre. 23 de fevereiro de 2017. Consultado em 9 de junho de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.