Juan Landázuri Ricketts

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Juan Landázuri Ricketts
Cardeal da Santa Igreja Romana
Arcebispo emérito de Lima
Info/Prelado da Igreja Católica
Atividade eclesiástica
Ordem Ordem dos Frades Menores
Diocese Arquidiocese de Lima
Nomeação 2 de maio de 1955
Predecessor Juan Gualberto Guevara
Sucessor Augusto Vargas Alzamora, S.J.
Mandato 1955 - 1979
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 16 de abril de 1939
por Francisco Miguel Irazola y Galarza, O.F.M.
Nomeação episcopal 18 de maio de 1952
Ordenação episcopal 24 de agosto de 1952
por Juan Gualberto Guevara
Nomeado arcebispo 18 de maio de 1952
Cardinalato
Criação 19 de março de 1962
por Papa João XXIII
Ordem Cardeal-presbítero
Título Santa Maria em Ara Coeli
Brasão
Lema Ambulate in dilectione
Dados pessoais
Nascimento Arequipa
19 de dezembro de 1913
Morte Lima
16 de janeiro de 1997 (83 anos)
Nome religioso Frei Juan Landázuri Ricketts
Nome nascimento Guillermo Eduardo Landázuri Ricketts
Nacionalidade peruano
Progenitores Mãe: María Ricketts Murga
Pai: Gustavo Landázuri Villagra
Funções exercidas -Arcebispo coadjutor de Lima (1952-1955)
dados em catholic-hierarchy.org
Cardeais
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Juan Landázuri Ricketts OFM (Arequipa, 19 de dezembro de 1913Lima, 16 de janeiro de 1997) foi prelado peruano da Igreja Católica Romana. Serviu como arcebispo metropolita de Lima entre 1955 e 1989. Foi elevado ao cardinalato em 1962.

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Nascido como Guillermo Eduardo Landázuri Ricketts em 1913 em Arequipa, Peru, ele foi educado em escolas católicas. Ele se juntou à Ordem dos Frades Menores em 1937 (assumindo o nome de Juan) e tornou-se padre dois anos depois. Sua habilidade como sacerdote foi imediatamente notada, e ele foi apontado como secretário para a delegação geral de sua ordem já em 1943. Depois de terminar seus estudos teológicos em 1949, serviu brevemente no Seminário Teológico Franciscano em Puerto Ocopa. Seu status dentro da Igreja mais ampla estava aumentando rapidamente, e ele foi selecionado como o definidor geral da Ordem dos Frades Menores em 1951.

Arcebispo de Lima[editar | editar código-fonte]

Em 1952, Frei Juan foi nomeado bispo titular de Roina e coadjutor da Arquidiocese de Lima, com direito a sucessão, o que se efetivou em 1955, quando sucedeu ao falecido Dom Juan Gualberto Guevara como ordinário. Sua nomeação coincidiu com uma ditadura militar radicalmente modernizadora sob Manuel Odría. Esforços em tais reformas foram repetidos até 1980. Como arcebispo, ele colaborou com esses esforços para varrer reformas agrícolas e institucionais para levar o Peru ao mundo moderno e desenvolver seu grande potencial econômico. Ele acreditava que isso melhoraria as condições sociais do país. Em 1962, foi nomeado primaz do Peru e cardeal-presbítero de Santa Maria em Ara Coeli pelo Papa João XXIII.

Ele fez grandes esforços, auxiliado pelos jesuítas no Peru, para consolidar os vastos arquivos da Arquidiocese de Lima. Estes acumulavam desde a colonização espanhola da América Latina e foram fontes inestimáveis ​​da história da região.

Teologia da Libertação[editar | editar código-fonte]

No período seguinte, Dom Juan liderou durante um período em que os sacerdotes rapidamente desenvolveram a teologia da libertação e uma teoria da resistência à ditadura militar sob o comando de Ricardo Pérez Godoy. Dom Juan a combateu com considerável apoio, também tentando garantir que leigos e freiras tivessem uma voz considerável na tomada de decisões locais. Ele se tornou um participante importante como presidente em exercício na Conferência de Medellin em 1968. Ele foi eleito regularmente como líder da conferência episcopal local quase sem oposição até atingir a idade de 75 anos em 1988.

Durante este período, de acordo com seus ideais franciscanos, Dom Juan deixou o palácio arquiepiscopal e mudou-se para uma pequena casa em uma área de classe trabalhadora de Lima. Embora tenha participado do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso durante a década de 1970, sua relação com o Vaticano azedou após a ascensão de João Paulo II, o qual acreditava que a teologia da libertação apresentava problemas para o catolicismo e estava envolvida demais em oposição aos sistemas políticos temporais. Apesar de ser um prelado extremamente respeitado, Landázuri Ricketts teve que aceitar que bispos e simpatizantes mais conservadores do Opus Dei fossem nomeados no Peru durante os anos 80 e 90.[citação necessária]

Devido à sua idade avançada, ele renunciou ao cargo de chefe da Conferência dos Bispos da América do Sul em 1989. Aposentou-se da Sé em 1990 e foi sucedido por Dom Augusto Vargas Alzamora, SJ.

Referências

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

  • Cheney, David M. «Bischof» (em inglês). Catholic-Hierarchy.org 

Precedido por
Jozef-Ernest van Roey
Cardeal-Presbítero de Santa Maria em Ara Coeli
19621997
Sucedido por
Salvatore De Giorgi
Precedido por
Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, OFM
Primeiro Vice-Presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano
19761979
Sucedido por
Luciano José Cabral Duarte
Precedido por
Presidente da Conferência Episcopal Peruana
19581988
Sucedido por
Ricardo Durand Flórez, SJ
Precedido por
Juan Gualberto Guevara
Arcebispo Metropolita de Lima
19551989
Sucedido por
Augusto Vargas Alzamora, SJ
Precedido por
criação
Bispo Titular de Roina
19521955
Sucedido por
Giuseppe De Nicola