Jugendstil
Jugendstil é o estilo de arquitetura e design, a chamada arte decorativa na época, semelhante ao Art Nouveau, popular nos países germânicos durante o final do século XIX e princípio do século XX.[1] A Maior coleção de Arte no Estilo Jugendstil está em Riga, Capital da Letônia.
Origem e design gráfico[editar | editar código-fonte]
O termo "Jugendstil" teve origem em 1896, em referência à revista semanária "Jugend" ("Juventude", em português), fundada por Georg Hirth e Fritz von Ostini. Esse termo está intimamente ligado ao vocabulário germânico do design gráfico, vindo da tradição de impressão e gravura germânica, estilo com um traço bastante gráfico no desenho, bem diferente do estilo naturalistico.
Uma característica importante do Jugendstil foi o uso da tipografia, especialmente na relação entre imagem pictórica e letra, muito presente em capas de publicações, cartazes e propaganda em geral. Os designers gráficos do Jugendstil usavam tipos criados para harmonizar com as imagens pictóricas. No entanto, muitas das famílias tipográficas do Jugendstil eram pouco legíveis.
Referências
- ↑ Andrew Graham-Dixon (2012). Arte, o guia visual definitivo. [S.l.]: Publifolha. 612 páginas. p. 597
