Julgamento (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Julgamento
Portugal Portugal
2007 •  cor •  110 min 
Género drama / thriller / histórico
Direção Leonel Vieira
Roteiro Izaías Almeida
João Nunes
Elenco Júlio César
Alexandra Lencastre
Carlos Santos
Henrique Viana
José Eduardo
Fernanda Serrano
Distribuição Castello Lopes
Lançamento 4 de Outubro de 2007
Idioma português

Julgamento é um filme português de 2007, realizado por Leonel Vieira. De entre os seus atores destacam-se: Júlio César, Alexandra Lencastre, Carlos Santos e, Henrique Viana. Estreou nos cinemas a 4 de Outubro de 2007.[1]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Quatro amigos, Jaime (Júlio César), Miguel (José Eduardo), Henrique (Henrique Viana) e, Marcelino (Joaquim Nicolau, em flashbacks) conhecem-se na juventude, em pleno Estado Novo. Os laços vão-se fortalecendo até se tornarem mais unidos do que irmãos.

Quando, em 1970, os quatro amigos são presos pela PIDE, pelas ideias liberais e revolucionárias que apresentam, Marcelino morre vítima dos métodos usados por essa polícia, algo que perturba bastante os restantes.

37 anos depois, uma casualidade faz com que Jaime e Miguel reencontrem o chefe da PIDE da época das suas prisões, José Mendes Oliveira (Carlos Santos), entretanto com nova identidade e vida refeita. Assim que se apercebem de quem têm diante, preparam uma cilada para raptarem o ex-PIDE e, mantê-lo em cativeiro numa casa isolada e, assim, à força, fazerem com que ele revele como o amigo comum Marcelino morreu. Mas a tortura exercia pelos dois revoltosos acabará por ser maior do que a exercida neles pela PIDE e, amigos comuns que nada tinham a ver, involuntariamente se vão envolvendo no esquema.

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme português é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «Filme Julgamento homenageia Viana». www.cmjornal.pt. Consultado em 16 de janeiro de 2022. Cópia arquivada em 16 de janeiro de 2022