Karla Cristina Martins da Costa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Karla
Informações pessoais
Nome completo Karla Cristina Martins da Costa
Data de nasc. 25 de setembro de 1978 (40 anos)
Local de nasc. Brasília, DF, Brasil
Informações no clube
Clube atual Brasil Corinthians/Americana
Número 22
Posição Ala
Seleção nacional
Flag of Brazil.svg Brasil

Karla Cristina Martins da Costa (Brasília, 25 de setembro de 1978) é uma basquetebolista profissional brasileira. Atualmente joga no Corinthians/Americana. Competiu pelo Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Inicio[editar | editar código-fonte]

Começou a jogar basquete aos 8 anos de idade no Clube Vizinhança n° 1 em Brasília, por incentivo do seu irmão Rodrigo e da prima Renata. Aos 15 anos participou de uma peneira na Ponte Preta de Campinas, com cerca de 400 meninas, sendo escolhida com mais 4 meninas apenas. Graças ao apoio dos seus pais, teve a oportunidade de iniciar sua carreira na melhor equipe que existia na época.

Jogou na Ponte Preta de Campinas por 2 anos, sendo bicampeã infanto-juvenil. Depois foi para o BCN de Piracicaba, sendo campeã juvenil por mais 2 anos. Foi convocada para seleção brasileira juvenil, onde se sagrou campeã Pan-Americana, vice-campeã Sul-Americana e 4° lugar no Mundial Juvenil.

Passou por equipes como Microcamp-Campinas, São Paulo, Botafogo, Ourinhos e Catanduva. Aos 23 anos foi jogar no Dynamo da Rússia. Logo depois, atuou pelo Polfa Pabianice na Polônia, onde jogou por 2 anos.

Em 2003, quando voltou da Rússia, precisando fixar residência em alguma cidade do estado de São Paulo, passou por Americana. Até então Karla só tinha visitado a cidade para jogar contra o time local, mas se apaixonou por Americana e decidiu fixar residência aqui.

Em 2008  foi contratada pela Unimed-Americana vindo definitivamente para a cidade. Desde então foram 21 títulos representando a cidade de Americana: paulista, brasileiro, sul-americano de clubes, jogos abertos e jogos regionais.

Seleção[editar | editar código-fonte]

Jogou as Olimpíadas de Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres 2012.

Em 2014 tornou-se sargento da aeronáutica tornando-se bicampeã mundial militar e em 2015 ano passado foi eleita a melhor jogadora do mundial.

No de 2015, com sua sócia Luciana Longo, abriu ao público o quiosque de culinária saudável “Comer Sem Culpa e Cia”, pois sempre acreditou que a saúde está totalmente ligada a alimentação.

Referências

  1. sportsreference. «Karla» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]