Ala (basquete)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
LeBron James, considerado por muitos como o melhor jogador da história nesta posição.

O ala (português brasileiro) ou extremo (português europeu) é uma das cinco posições no basquete, mais conhecida em português como posição 3 e em inglês como small forward, ou simplesmente SF. LeBron James é o jogador mais famoso desta posição. Larry Bird, Julius Erving, Elgin Baylor, Scottie Pippen, Kevin Durant e James Worthy são outros grandes exemplos.

Função[editar | editar código-fonte]

O ala ou extremo, tem uma função parecida com a do armador, que precisa "ler" todo o campo de jogo. A responsabilidade de fechar um contra-ataque é totalmente dele e do ala-armador. O ala também participa das disputas pelos rebotes, juntamente com o ala-pivô e o pivô.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre basquetebol é um esboço relacionado ao Projeto Basquetebol. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.