Ala (basquete)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
LeBron James é considerado o melhor jogador da história nesta posição.

O ala (português brasileiro) ou extremo (português europeu) é uma das cinco posições no basquete, mais conhecida em português como posição 3 e em inglês como small forward, ou simplesmente SF. Os alas são responsáveis por marcar muitos pontos, equivalendo aos atacantes do futebol, porém, também tem funções de defesa e, muitas vezes, focam em rebotes e passes.

Alguns dos alas mais famosos da história do basquete são: LeBron James, Larry Bird, Scottie Pippen, Kevin Durant, Kawhi Leonard, Julius Erving, James Worthy, Elgin Baylor, Dominique Wilkins e Rick Barry. No Brasil, o principal nome é Oscar Schmidt.

Função[editar | editar código-fonte]

O ala ou extremo, tem uma função parecida com a do armador, que precisa "ler" todo o campo de jogo. A responsabilidade de fechar um contra-ataque é totalmente dele e do ala-armador. O ala também participa das disputas pelos rebotes, juntamente com o ala-pivô e o pivô.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre basquetebol é um esboço relacionado ao Projeto Basquetebol. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.