Keep the Aspidistra Flying

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Keep the Aspidistra Flying
O vil metal (PT)
Moinhos de vento (BR)
Autor(es) George Orwell
Idioma Inglês
País  Reino Unido
Editor Victor Gollancz Ltd
Lançamento 20 de Abril de 1936
Páginas 318
Edição portuguesa
Tradução Eduardo Saló
Editora Livros do Brasil
Lançamento 1990
Páginas 311
Edição brasileira
Tradução Waltensir Dutra
Editora Nova Fronteira
Lançamento 1984
Páginas 253

Keep the Aspidistra Flying (Mantenha o Sistema[1] / Moinhos de Vento[2] / A Flor da Inglaterra[3] (título no Brasil) ou O Vil Metal (título em Portugal)), é um livro de George Orwell, publicado em 1936. Também lançado no Brasil com o título Mantenha o Sistema. Hemus Editora Ltda. Tradução Maria Judith Martins

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Trata da subordinação forçada a qual o homem está submetido em relação ao dinheiro. O personagem principal, Gordon Comstock vive na Inglaterra nutrindo constantemente uma sensação de asco e pavor pelo capitalismo e por tudo o que é dele derivado. Essa paranóia para não embarcar no sistema capitalista inicia em sua infância pobre e o persegue até seus trinta anos, época em que encara tudo isso muito mais a sério, o que o leva a não aceitar empregos que paguem bem e a se envolver em situações complicadas por causa da falta de dinheiro.

O título refere-se à aspidistra, flor que, segundo Gordon, todo o inglês respeitável, que possua uma boa casa, uma família e ao menos um pouco de dinheiro, e todo inglês não respeitável e pobre mas que deseja, por assim dizer, entrar na linha e assim tornar-se, possui e rega todos os dias. A aspidistra simboliza o sentimento de conformidade que a humanidade nutre pelo sistema vigente, e sobre o qual é impotente, tendo que necessariamente a ele se adaptar.

O livro recebeu uma adaptação para o cinema[4] intitulada "Keep the Aspidistra Flying" (sem tradução para o português), em 1997, estrelando Richard E. Grant (Gordon Comstock) e Helena Bonham Carter (Rosemary).

Referências

  1. «Mantenha o Sistema». Ed.Itatiaia. Consultado em 5 de novembro de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Moinhos de Vento». Skoob.com. Consultado em 4 de novembro de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «A Flor da Inglaterra». Companhia das Letras. Consultado em 19 de março de 2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Página no IMDB» 
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.