Saltar para o conteúdo

Kombucha: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
TXiKiBoT (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: he:פטריית תה
Linha 9: Linha 9:
Kombucha é uma bebida popular que promove a saúde e um remédio popular natural. Kombucha é uma colônia ou uma levedura composta de [[microorganismo]]s aglomerados em uma massa de celulose parecida com uma panqueca. Tal aglomerado simbiótico recebe o nome português de zoogleia, no entanto, depois de 2002 passaram a ser denominados biofilme.
Kombucha é uma bebida popular que promove a saúde e um remédio popular natural. Kombucha é uma colônia ou uma levedura composta de [[microorganismo]]s aglomerados em uma massa de celulose parecida com uma panqueca. Tal aglomerado simbiótico recebe o nome português de zoogleia, no entanto, depois de 2002 passaram a ser denominados biofilme.


Quando a “panqueca” é colocada numa vasilha contendo uma mistura do chá e do açúcar, transforma o líquido em uma bebida refrescante levemente borbulhante, doce e azeda com uma fragrância frugal muito saborosa que fornece diversos [[ácido]]s e nutrientes, excelentes para a saúde. A cultura de Kombucha se alimenta do açúcar e, na troca, produz outras substâncias valiosas que se formam na bebida: o ácido glucurônico, ácido glucônico, ácido láctico, [[vitamina]]s, aminoácidos, substâncias antibióticas. Dentre outras substâncias, o álcool de 0.5% a 1% também é produzido, mas não caracteriza bebida alcoólica.
Quando a “panqueca” é colocada numa vasilha contendo uma mistura do chá e do açúcar, transforma o líquido em uma bebida refrescante levemente borbulhante, doce e azeda com uma fragrância frugal muito saborosa que fornece diversos [[ácido]]s e nutrientes(uma verdadeira explosão de sabor), excelentes para a saúde. A cultura de Kombucha se alimenta do açúcar e, na troca, produz outras substâncias valiosas que se formam na bebida: o ácido glucurônico, ácido glucônico, ácido láctico, [[vitamina]]s, aminoácidos, substâncias antibióticas. Dentre outras substâncias, o álcool de 0.5% a 1% também é produzido, mas não caracteriza bebida alcoólica.


==Propriedades==
==Propriedades==

Revisão das 00h43min de 2 de dezembro de 2008

Kombucha é uma bebida feita a partir da fermentação de uma planta aquática (colônia de Kombucha), originária do Oriente, provavelmente da China. Para a fermentação prepara-se o chá, normalmente chá preto ou verde, que é feito com uma quantidade generosa de açúcar branco refinado. Depois de pronto e já resfriado é colocada a colônia de Kombucha e se inicia o processo de fermentação da bebida. Após alguns dias está pronta uma bebida saborosa e refrescante.

História

O Kombucha evoluiu aparentemente de organismos do gênero das plantas a 2.5 bilhões de anos atrás. Diversas pessoas tem preparado essa espécie de chá fermentado para beber durante séculos, a mais de 2000 anos. O fato de estar aqui até hoje é, em si, um testemunho de que as milhões de pessoas de todo o mundo durante séculos encontraram nele o seu grandioso valor.

Características

É suplemento alimentar probiótico e microbiológico. Ajuda a regenerar a flora intestinal e é excelente para a saúde como um todo.

Kombucha é uma bebida popular que promove a saúde e um remédio popular natural. Kombucha é uma colônia ou uma levedura composta de microorganismos aglomerados em uma massa de celulose parecida com uma panqueca. Tal aglomerado simbiótico recebe o nome português de zoogleia, no entanto, depois de 2002 passaram a ser denominados biofilme.

Quando a “panqueca” é colocada numa vasilha contendo uma mistura do chá e do açúcar, transforma o líquido em uma bebida refrescante levemente borbulhante, doce e azeda com uma fragrância frugal muito saborosa que fornece diversos ácidos e nutrientes(uma verdadeira explosão de sabor), excelentes para a saúde. A cultura de Kombucha se alimenta do açúcar e, na troca, produz outras substâncias valiosas que se formam na bebida: o ácido glucurônico, ácido glucônico, ácido láctico, vitaminas, aminoácidos, substâncias antibióticas. Dentre outras substâncias, o álcool de 0.5% a 1% também é produzido, mas não caracteriza bebida alcoólica.

Propriedades

As propriedades da bebida são um resultado da fermentação da colônia em seu meio mais adequado: o chá adocicado. Esse crescimento se dá com alimento e oxigenação suficiente, temperatura adequada e ausência de luz direta do sol.

A bebida, assim como o vinagre resultante da fermentação possuem as mesmas propriedades em níveis diferentes, mas igualmente saudáveis e energéticos.

Abaixo está uma lista de alguns dos ingredientes principais encontrados no chá de Kombucha:

Várias enzimas, ácido acético, ácido carbônico, ácido fólico, ácido glucônico, ácido glucurônico, L(+) láctico, ácido de Usnic, aminoácidos (vários), ácidos hidróxidos (vários), vitamina B1 (tiamina), vitamina B2(riboflavina), vitamina B3 (niacina, niacinamida), vitamina B6 (pyridoxina), vitamina B12 (cobalamina, cyanocobalamina), vitamina C (do ácido láctico).

Outros Nomes

Kombucha é também conhecido por muitos nomes diferentes: Kombuchia, chá do cogumelo, Cajnyj Kvas, Cha Gu, Heldenpilz, fungo do milagre, fungo mágico, elixir de vida, chá do gout, chá de Kombucha, fungo russo, cogumelo russo, esponja japonesa, o Tsche divino, vinho mongol, vinho indiano, japonicus fungus, levedura de Pichia, Cembuya Orientalis, Combuchu, Tschambucco, mola de Volga, Mo Gu, cogumelo da longa vida, Teekwass, Kwassan, chá de Kargasok, pseudo lichen, organismo de Kombucha, Olinka, cogumelo japonês, fungo japonês, o fungo do chá, fungo Indo-Japonês do chá, chá Kvas, TeaKwass, chá de Manchurian, scoby, Gerbstoffe, kambucha, chá da saúde, chá da levedura, cura do chá.

Kombucha, no entanto, não é um cogumelo, um fungo ou alga. Trata-se de uma zoogleia, um biofilme resultado de uma simbiose complexa entre espécimes de bactérias e leveduras.

Ligações externas

Traduções