Kraken

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:
  • Não tem fontes.
  • Texto necessita de revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa.
Desenho de Pierre Denys de Montfort (1801) representando um Kraken.

Referências na cultura popular[editar | editar código-fonte]

No filme Piratas do Caribe: O Baú da Morte, o Kraken é um hediondo ser marinho, o monstro do pirata Davy Jones, que pode arrancar seu rosto e arrastá-lo para as profundezas abissais do mar com sua boca . Ele é invocado quando a tripulação de seu navio, o Holandês Voador, roda um volante com manípulos, que quando chega ao topo bate no casco, vibrando o mar e despertando o Kraken.

Há uma referência clara ao Kraken em Fúria de Titãs, filme de 1981 que tinha efeitos especiais convincentes na época, quando perseu mata kraken, mostrando a cabeça da Medusa o transformando em pedra. Neste filme, que retrata algumas pinceladas da mitologia grega. O Kraken é o ser criado por Cronos com a finalidade de defende-lo quando presente na Terra, momento que ficaria fragilizado. Cronos(em grego: Κρόνος, deus do tempo, Χρόνος[1]), é a divindade suprema da segunda geração de deuses da mitologia grega e titã, correspondente ao deus romano Saturno.

O ser mitológico também aparece num episódio do desenho animado Padrinhos Mágicos, no qual Cosmo (uma das fadas e personagens principais do programa) é julgado por ter afundado Atlântida (9 vezes). E Ben 10 um monstro que queria proteger os ovos de Jonah Melvile também em Cavaleiros do Zodíaco o general marina do Oceano Ártico, Isaac, é representado por Kraken. Júlio Verne também refere Kraken, por várias vezes, na sua obra Vinte Mil Léguas Submarinas. E em God of War 2 Kratos (o protagonista do jogo) enfrenta Kraken. A exploradora de tumbas Lara Croft, em Tomb Raider: Underworld, também encontra Kraken, que ficou preso em uma caverna submersa em Niflheim.

O Kraken foi um monstro marinho muito usado na cultura popular, inclusive muitas informações, principalmente vindo de filmes, e séries que o usam lendas, como o filme Fúria de Titãs. Ele também aparece no jogo Age of Mythology como uma unidade mítica marinha nórdica e com o nome científico Psychroteuthis Pelagii. Também é um Monstro Chefe do RPG Earthbound, e do Action RPG Dragon's Crown (Atlus).

No Mangá/Anime One Piece, o Kraken apararece enquanto a tripulação dos Chapeu de Palha está a caminho da Ilha dos Tritões. Após ser derrotado por Luffy, o Kraken (que recebe o nome de Surume) é domesticado por ele para ajudar a guiar o navio

Na expansão Ilha Paradisíaca do jogo de simulação de vida real, The Sims 3, se encontra presente no mar o Kraken, que tem por função atacar barcos.

Kraken também faz uma aparição no jogo de Action/RPG The Last Story, como chefe em duas missões alternativas, na primeira aparece como um polvo negro, com olhos vermelhos e cujos tentáculos agarram personagens e os esmagam. Na última missão do jogo (também alternativa), Kraken aparece com uma coloração rosada, sendo o culpado pela contaminação da água.

O Kraken aparece na saga de George R. R. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo, posteriormente adaptada para a TV como a série Game of Thrones do canal HBO. Na história o Kraken é símbolo da Casa Greyjoy de Pyke, uma família nobre que controla um pequeno arquipélago, e são conhecidos como "Homens de Ferro".

O Kraken também é retratado como um monstro marinho das profundezas no livro A Viagem do Tigre, que faz parte da aclamada Saga do Tigre da autora Colleen Houck.

Na saga Harry Potter, o kraken aparece como a lula gigante residente no lago do castelo de Hogwarts. Aqui, ao invés de um monstro, aparece como uma criatura mágica gentil, nadando calmamente na superfície do lago e salvando estudantes de se afogarem.


Ver também[editar | editar código-fonte]