Kraken

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:
  • Não tem fontes.
  • Texto necessita de revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa.
Desenho de Pierre Denys de Montfort (1801) representando um Kraken.
Esta é uma repessentação do Kreken

Referências na cultura popular[editar | editar código-fonte]

No filme Piratas do Caribe: O Baú da Morte, o Krakken é um hediondo ser marinho, o monstro do pirata Davy Jones, que pode arrancar seu rosto e arrastá-lo para as profundezas abissais do mar com sua boca . Ele é invocado quando a tripulação de seu navio, o Holandês Voador, roda um volante com manípulos, que quando chega ao topo bate no casco, vibrando o mar e despertando o Kraken.

Há uma referência clara ao Kraken em Fúria de Titãs, filme de 1981 que tinha efeitos especiais convincentes na época, quando perseu mata kraken, mostrando a cabeça da Medusa o transformando em pedra. Neste filme, que retrata algumas pinceladas da mitologia grega. O Kraken é o ser criado por Cronos com a finalidade de defende-lo quando presente na Terra, momento que ficaria fragilizado. Cronos(em grego: Κρόνος, deus do tempo, Χρόνος[1]), é a divindade suprema da segunda geração de deuses da mitologia grega e titã, correspondente ao deus romano Saturno.

O ser mitológico também aparece num episódio do desenho animado Padrinhos Mágicos, no qual Cosmo (uma das fadas e personagens principais do programa) é julgado por ter afundado Atlântida (9 vezes). Júlio Verne também refere Kraken, por várias vezes, na sua obra . A exploradora de tumbas Lara Croft, em Tomb Raider: Underworld, também encontra Kraken, que ficou preso em uma caverna submersa em Niflheim.

O Kraken foi um monstro marinho muito usado na cultura popular, inclusive muitas informações, principalmente vindo de filmes, e séries que o usam lendas, como o filme Fúria de Titãs. Ele também aparece no jogo Age of Mythology como uma unidade mítica marinha nórdica e com o nome científico Psychroteuthis Pelagii. Também é um Monstro Chefe do RPG Earthbound, e do Action RPG Dragon's Crown (Atlus).[1]

O kraken era um monstro acreditado pelos antigos por um destruidor de navio.


Ver também[2][editar | editar código-fonte]

  1. wadwdq, wdqwd (wefwffwwefwefwef). adaed (werwfwf: wdfe). pp. wewrwr. 
  2. xburferygfuybdweyfgbrufbweubdwjedbwud, wekwefbgfwbwedbwejhdnwejdwed. . "[ewfwfuhwfygwfeuy476487y42y42929ewwdwdf09( 73747347239742745876387535fetgerf]". wfpijduwdhc83y7346328hdydw. DOI:wdewfbf3ruebuw8484hwebwd. Visitado em dekjwefkuhdw274743))))((((((.