Kronstadt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde outubro de 2015).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Kronstadt
Кронштадт
País Rússia
Região São Petersburgo
População (2010) 42,8 mil habitantes
Cidade da Rússia Rússia
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Kronstadt


Kronstadt (em russo: Кронштадт) é uma cidade russa na ilha de Kotlin no golfo da Finlândia, a cerca de 30 quilómetros a ocidente de São Petersburgo.

Desde a época czarista, era uma guarnição da marinha imperial russa, e, durante a Revolução de 1917, tornou-se um centro importante de agitação revolucionária. Em 1921, no entanto, esta guarnição revoltou-se (ver Revolta de Kronstadt) contra os bolcheviques e lançou a palavra de ordem "viva os sovietes e abaixo os comunistas". O levante foi violentamente reprimido pelos bolcheviques, que a tomaram num assalto, durante o inverno. Participaram diretamente da repressão o chefe da polícia secreta Felix Dzerzhinsky e o comissário da guerra Leon Trotsky, cujo prestígio político foi severamente prejudicado pela violência com que a operação foi conduzida. [carece de fontes?]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.