Kumite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kumite
Kumite of Motobu Choki.jpg


Choki Motobu em luta
Informações gerais
Nome original 組手
Local(is) de origem  Japão
Técnica base Kata
Derivações
Variação(ões) Ippon kumite, Yakussoku kumite, Shiai kumite, Jyu kumite, Jissen kumite
Cronologia das artes marciaisLista de artes marciaisProjeto Artes Marciais

Kumite (組手? encontro de mãos) é nas modalidades modernas das artes marciais japonesas um dos componentes de treinamento e de competição, é a luta, o combate. No caratê, conjuntamente com o kihon e o kata forma a tríade básica de sua didática. É classificado conforme a finalidade pedagógica. Nem sempre foi parte das aulas porque os mestres consideravam arriscado praticá-lo sem necessidade real de luta.[1]

Ordinariamente, existem três tipos de treino com luta: jyu kumite, ou combate livre com controle; shiai kumite, combate de competição, semi-livre, com controle extemo dos golpes; e yakusoku kumite, combate combinado.

Yakusoku kumite[editar | editar código-fonte]

Yakusoku kumite (約束組手?) é o combate combinado assume diversas designações.[2] , conforme o estilo de caratê[3] Assim no estilo Shotokan, por exemplo, chama a modalidade de kihon kumite (基本組手?) e possui as variantes:

  • ippon kumite (一本組手?), um movimento, tendo por objetivo criar no praticante a ideia de vencer com um único golpe para isso é necessário o desenvolvimento de habilidades acessórias, como observação, para análise das situações. A noção de espaço e tempo (maai, em japonês) torna-se fator preponderante, bem como o conhecimento real do próprio corpo e de seus limites físicos e mentais.
  • sanbon kumite (三本組手?), três movimentos, tendo por objetivo aumentar a agilidade de quem ataca e de quem defende. Deve ser executado com a máxima intensidade e velocidade de movimentos, pois só assim o controle necessário ao domínio das técnicas utilizadas poderá ser alcançado. O corpo deverá trabalhar como uma unidade que se desloca pela área de combate.
  • gohon kumite (五本組手?), cinco movimentos, cujo escopo é fortalecer o vigor dos praticantes através de sequências de ataque e defesa. O gohon kumite deve ser praticado a exaustão, procurando realizar cada movimento com a maior precisão e fidelidade possível.

Shiai kumite[editar | editar código-fonte]

Shiai kumite (試合組手? luta recreativa) é combate com regras oficiais e tempo definido, é a modalidade utilizada em competições.[4] E, de acordo com a organização promotora do evento, variam as contagem e valoração das técnicas, sendo as mais comuns shobu ippon, shobu ippon han e nihon, ou, um, um e meio e dois pontos, respectivamente.

Jyu kumite[editar | editar código-fonte]

Jyu kumite (自由組手, Jiyū kumite?, combate livre), sem regras, uso livre de todo o tipo de técnica, tanto de braços como de pernas, luxações, projeções, estrangulamentos, etc. Todavia, os praticantes devem ter em mente o respeito para com o colega e não procurar um golpe realmente traumatizante, pois a finalidade é desenvolver a arte marcial e não vencer o outro.

A modalidade possui uma variante chamada jyu ippon kumite (自由一本組手?)[2] , que é uma luta semilivre a um único golpe, tendo por objetivo favorecer o desenvolvimento de vivências corporais nas situações de luta real e assim preparar o corpo e a mente para as mesmas.

Jissen kumite[editar | editar código-fonte]

Jissen kumite (実戦組手?) é a luta decorrente de um desafio ou de um embate para medir as habilidades dos contendores. Nos estilos tradicionais, era precipuamente oriundo de um desafio pessoal ou da prática de dojo yaburi, que consistia em se desafiar um dojô no qual se pretendia ingressar. Não se trata, pois, de uma forma de treinamento. Era a regra, contudo, que fosse realizado com vênia e honra.[5]

Referências

  1. Karate Kumite Techniques | AIKIDO-JUDO-KARATE (em inglês). Página visitada em 20.nov.2010.
  2. a b KUMITE (em romeno). Página visitada em 22.fev.2011.
  3. Yakusoku Kihon Kumite I (em romeno). Página visitada em 22.fev.2011.
  4. El Kumite en el karate (em espanhol). Página visitada em 22.fev.2011.
  5. Kumite Karate (em espanhol). Página visitada em 22.fev.2011.

Bibliografia

YAMAGUCHI, Gogen. Goju Ryu Karate Do Kyohan. Masters Publications, 1999.

MOTOBU, Choki. Okinawa Kempo Karate Jutsu. Budo International, 2008.

Ícone de esboço Este artigo sobre caratê é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.