Dojo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para o peixe, veja Dojô (ictiologia).
Dojo
Tradução
Tradução literal: Local do caminho
Nome em chinês
Chinês: 武馆
Nome em japonês
Kanji: 道場
Nome em coreano
Hanja: 道场

Dojo ou Dojô (em japonês: 道場, Dōjō, lit. “Local do caminho”?) é o local onde se treinam artes marciais japonesas. Muito mais do que uma simples área, o dojô deve ser respeitado como se fosse a casa dos praticantes. Por isso, é comum ver o praticante fazendo uma reverência antes de adentrar, tal como se faz nos lares japoneses.

O termo foi emprestado do zen-budismo, significando “lugar de iluminação”, onde os monges praticavam a meditação, a concentração, a respiração, os exercícios físicos e outros mais. Decompondo-se a nos kanjis, ver-se-á que «dō» quer dizer «caminho», «estrada» ou «trilha» (sentido espiritual), e «jō», «lugar», «espaço físico», «sítio».

Costuma-se referir a um academia de judô, aiquidô, caratê etc. como um dojô, mas se trata de coisas distintas. A palavra «dojô» somente se refere ao espaço físico onde se desenvolve o treino de uma arte marcial japonesa, enquanto academia se refere ao sítio onde se pratica alguma modalidade esportiva, ou não. Logo, «dojô» é o lugar onde se pratica o «caminho de uma arte marcial».[1]

Isto quer dizer que um pintor alcança a felicidade pintando, um médico realizando cirurgias e um budoca praticando uma arte do budô.[2]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete dojô.


Ícone de esboço Este artigo sobre artes marciais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.