Saltar para o conteúdo

Lacta: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 108: Linha 108:


* Lacta foi uma das pioneiras na produção de ovos de Páscoa, na década de 40. Ao longo das décadas seguintes, a época da Páscoa cresceu tanto em importância a ponto de tornar­se a data de inflexão do calendário anual dos fabricantes de chocolate no país.
* Lacta foi uma das pioneiras na produção de ovos de Páscoa, na década de 40. Ao longo das décadas seguintes, a época da Páscoa cresceu tanto em importância a ponto de tornar­se a data de inflexão do calendário anual dos fabricantes de chocolate no país.
*­ Em 1971, as três principais empresas do setor de chocolates ­ Lacta, Garoto e Nestlé ­ criaram o Conselho Nacional de Expansão do Consumo Interno de Chocolate (Conec), a fim de identificar as causas do baixo consumo de chocolate no Brasil. Nesta mesma época, foi feita uma grande campanha publicitária nacional de incentivo ao consumo, que durou quase uma década.
*­ Em 1971, as três principais empresas do setor de chocolates ­ Lacta, Garoto e Nestlé ­ criaram o Conselho Nacional de Expansão do Consumo Interno de Chocolate (Conec), a fim de identificar as causas do baixo consumo de chocolate no Brasil. Nesta mesma época, foi feita uma grande campanha publicitária nacional de incentivo ao consumo, que durou quase uma década.pois é meu cumpadi





Revisão das 18h29min de 30 de julho de 2013

LACTA
Lacta
Sociedade anônima
Slogan Entregue-se
Atividade Alimentícia
Fundação 1912
Fundador(es) Achilles Isella
Sede Curitiba, Paraná
 Brasil[1][2][3]
Área(s) servida(s) Global
Locais Bauru
Piracicaba
Curitiba
Vitória de Santo Antão
Proprietário(s) Mondelēz
Pessoas-chave Alejandro Lorenzo (presidente)
Empregados ±12.000
Produtos Chocolates
Website oficial lacta.com.br
Fan page LACTA

Lacta é uma empresa de chocolates industrializados brasileira. Começou em 1912 com a fundação em São Paulo da Société Anonyme de Chocolats Suisses. Em 1996, foi adquirida pela Kraft Foods e em 2012, foi comprada pela Mondelēz.

História

Logotipo da Lacta, 1912

Em 1912, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, um grupo liderado pelo cônsul suíço Achilles Isella, que havia desembarcado no Brasil em 1891 vindo da Argentina, criou a Societé Anonyme des Chocolats Suisse de S. Paulo, com o objetivo de fabricar chocolates no Brasil.

O grupo fundador ­ do qual faziam parte três industriais, um professor, um comerciante, um engenheiro e um arquiteto, todos com sobrenomes estrangeiros (Isella, Rapp, Hottinger, Ritter, Kesserling, Reinmann e Streiff) ­ havia importado diversas máquinas da Alemanha e da Suíça, e adquirido um amplo galpão na rua José Antônio Coelho, na Vila Mariana. Perto dali, na rua Domingos de Moraes, o grupo montou uma loja para a venda dos chocolates que fabricava em forma de meia­lua, conhecidos como Chocoleite. A loja foi batizada como A Suíça, apesar de vender chocolates feitos no Brasil.

Com o início da Primeira Guerra Mundial, a importação de chocolates e de muitos outros produtos ficou bastante prejudicada. Os importados começaram a chegar com valores tão elevados, que muitos empresários viram na mudança de cenário uma oportunidade para a conquista de novos mercados: se não havia como importar chocolates, a saída seria fabricá-­los. Foi nesse momento que Zanotta e seu sócio Lorenzi compraram a fábrica do cônsul suíço, que estava à venda. O próximo passo foi adquirir o registro da marca Lacta da Poulain, em 1917.

No mesmo ano, Lacta já apareceu no primeiro anúncio luminoso da cidade, atravessando a rua VX de Novembro, no movimentado trecho entre o Largo do Tesouro e a rua Anchieta.

Cartão postal da Rua 15 de Novembro, São Paulo, 1926.

Em 1925, um incêndio destruiu toda a fábrica da Lacta na rua José Antônio Coelho, o que provocou a ausência dos produtos da marca no mercado durante um ano. Em outubro de 1929, um novo tropeço, desta vez provocado pela quebra da bolsa de Nova York, atingiu em cheio os exportadores de café, que de um dia para o outro viram o preço do produto despencar. Com a economia fortemente atrelada ao café, as indústrias não tardaram a sentir o tranco da recessão mundial. A Zanotta, Lorenzi & Cia. foi forçada a entrar com um pedido de concordata em 1930, da qual saiu em 1933, conseguindo manter o mercado aberto para seus dois carros­chefe: o Guaraná Espumante e o Chocolate Lacta, que a essa altura já era uma marca bastante conhecida dos consumidores.

Nos anos 1930, uma nova guerra se anunciava na Europa com a ascensão do nazifascismo na Alemanha, Espanha e Itália. Além disso, o cenário econômico mundial se preparava para tempos difíceis. No Brasil, a Zanotta, Lorenzi & Cia. encarava a forte concorrência que o Guaraná Espumante sofria do seu rival Guaraná Champanhe Antárctica, lançado em 1921 pela cervejaria de mesmo nome. Sem recursos para manter a disputa, declararam falência em 1937. No ano seguinte, o grupo Diários Associados, do jornalista e empresário Assis Chateaubriand, assumiu o controle da empresa. A Lacta, fabricante brasileira de chocolates, conhecida por marcas e produtos de sucesso, também foi de propriedade de Ademar de Barros (empresário e influente político brasileiro entre as décadas de 1930 e 1960). Foi prefeito da cidade de São Paulo (1957 — 1961), interventor federal (1938 — 1941) e duas vezes governador de São Paulo (1947 — 1951 e 1963 — 1966). Após sua morte, a gestão da empresa passou a seu filho, o também político Ademar de Barros Filho. Em 1996, após brigas entre a família, a empresa foi vendida à Kraft Foods.

Produtos Principais

Diamante Negro

Lançado em 1938, teve o nome inspirado no jogador de futebol Leônidas da Silva, cujo apelido era Diamante Negro. Leônidas voltou da Copa do Mundo consagrado e assinou contrato com a Lacta para dar nome ao chocolate, sendo o primeiro atleta profissional no Brasil a assinar um contrato de publicidade.

Sonho de Valsa

Ficheiro:Historia Lacta - Sonho de Valsa.jpg
Sonho de Valsa

Lançado em 1938 e tendo o nome inspirado em uma opereta de três atos ­a “Walzertraum” ­ composta por Oscar Straus, em 1907, o bombom Sonho de Valsa representou um desafio tecnológico na época em que foi concebido. Foi preciso criar bolachas wafer em um formato moldado, dentro das quais era lançada uma massa preparada com castanha de caju, produto tipicamente brasileiro e, até então, pouco usado pelos fabricantes de chocolate. Após as duas metades se completarem, um banho de chocolate meio amargo, seguido por outro de chocolate ao leite completava a terceira camada do bombom.

Ficheiro:Historia Lacta - BIS.jpg
Historia Lacta - BIS

BIS

Lançado em 1942, o produto era feito a partir da mesma base de bolacha wafer que serviu de molde e inspiração para o bombom Sonho de Valsa. Em vez de redonda, a bolacha era plana e em vez de uma única camada de wafer, eram quatro, intercaladas com chocolate ao leite. À mistura, acrescentava­-se amendoim, flocos de arroz e malte.

Laka

Ficheiro:Historia Lacta - Laka.jpg
Historia Lacta - Laka

Lançado em 1962, foi o primeiro chocolate branco do Brasil e logo tornou-­se bastante popular, principalmente entre as mulheres.

Ouro Branco

Ficheiro:Historia Lacta - Ouro Branco.jpg
Historia Lacta - Ouro Branco

Lançado em 1962, o bombom foi criado para ser um espelho oposto do Sonho de Valsa. Coberto com chocolate branco, ele também trazia por dentro uma cápsula de bolacha wafer preenchida com recheio de chocolate, flocos de arroz e castanha de caju, coberto com chocolate ao leite.

Shot

Lançado como “Krot” em 1983, o chocolate composto por uma mistura de chocolate ao leite com amendoim trocou de nome em 2003, para ficar alinhado aos demais países da América Latina onde é vendido. Posteriormente, ganhou uma versão com chocolate branco.

Lacta Ao Leite

Chocolate mais tradicional de Lacta, existe desde o surgimento da marca.

Caixa Grandes Sucessos da Lacta

Ficheiro:Historia Lacta - Grandes Sucessos.jpg
Historia Lacta - Grandes Sucessos

Surgida com o nome “Carrossel” em 1979, a caixa de bombons variados da Lacta passou por algumas mudanças até chegar ao nome atual. É composta por alguns bombons e miniaturas de alguns tabletes clássicos, como Diamante Negro, Laka e Shot, entre outros.

Bubbly

Lançado em 2012, o Bubbly é um chocolate aerado em formato redondo.

Páscoa

Em 1940, Lacta foi uma das pioneiras na criação de ovos de Páscoa, embalando-os emcelofane e numerando de acordo com o tamanho. Assim nascia uma tradição que persiste até hoje. Lacta também foi responsável pela criação da “parreira” de ovos, com a inserção de estruturas de madeira acima das gôndolas, nas quais os ovos podiam ser pendurados.

Curiosidades

  • Lacta foi uma das pioneiras na produção de ovos de Páscoa, na década de 40. Ao longo das décadas seguintes, a época da Páscoa cresceu tanto em importância a ponto de tornar­se a data de inflexão do calendário anual dos fabricantes de chocolate no país.
  • ­ Em 1971, as três principais empresas do setor de chocolates ­ Lacta, Garoto e Nestlé ­ criaram o Conselho Nacional de Expansão do Consumo Interno de Chocolate (Conec), a fim de identificar as causas do baixo consumo de chocolate no Brasil. Nesta mesma época, foi feita uma grande campanha publicitária nacional de incentivo ao consumo, que durou quase uma década.pois é meu cumpadi


Referências

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.