Lago Kawkawa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lago Kawkawa
Localização
Coordenadas
País  Canadá

O Lago Kawkawa é um lago localizado a 2,5 km (1,6 milhas) a leste da comunidade de Hope no município de distrito de Hope, na Colúmbia Britânica, Canadá.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O Lago Kawkawa tem o mesmo nome do bairro de Hope, localizado nas suas margens.

Este lago tem uma variada fauna piscícola, mas a que mais se destaca é o salmão da espécie Oncorhynchus nerka, que pode chegar a até 1,5 kg.

Junto a este lago foi criado o Parque do Lago Kawkawa, que se estende ao longo das margens do lago, sendo dotado de vários locais de lazer, desde locais para banho, praia, uma área de jogo em relvado, bancos de parques e mesas de piquenique, um pequeno cais com barco.

Nas margens do lago existe uma estância turística que, entre várias valências, faz o acompanhamento das atividades feitas na margem do lago. As atividades relacionadas com barcos são bem-vindas. Os desportos aquáticos incluem: esqui, wakeboard, jet ski, tubulação e buggy de duna de areia.

Neste lago encontra-se a Reserva Indígena n.º 16 do Lago Kawkawa, que está localizada na costa sudeste, sendo uma das reservas sob a administração de Hope, na área Nação Bar First Union.[1]

Origem do nome do lago[editar | editar código-fonte]

O nome do lago deriva do termo "Halq'eméylem" palavra indígena "Q'áwq'ewem", que significa "casa de mergulhões" depois de dois mergulhões que viviam aqui: "q'ewq'weelacha" e "q'ewq'ewelot".

Há também uma história sobre um jovem que saltou dos penhascos de rocha no lado norte do lago, e mergulhou todo o caminho até o fundo e caiu numa gruta. A luz fraca dessa gruta foi vista mais tarde, nas profundezas da água, por uma mulher que passava. [2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Lago Kawkawa - Reserva Indígena nº 16º. Nomes BC geográficos.
  2. Resumo Etnográfico da STO: Pessoas LO e o uso tradicional da Baía de Hudson da Companhia da Brigada Trail Área Brian Thom (Escrito enquanto trabalhava em Sto: lo Nation, Chilliwack, BC) Preparado para: Chilliwack Distrito Florestal, Ministério das florestas para o Contrato N º 12015-20/CS96DCK-002. Agosto 1995]