Lago Ness

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo filme, veja Loch Ness (filme).
Lago Ness
A torre do Castelo de Urquhart, com o Lago Ness ao fundo.
Localização
Localização Terras Altas
Escócia
País  Reino Unido
Localidades mais próximas Drumnadrochit
Características
Tipo Natural
Área * 56,4 km²
Comprimento máximo 37 km
Profundidade máxima 226 m
Mapa do Lago Ness
Mapa do Lago Ness
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O lago Ness (Loch Ness) é um lago grande, profundo e de água doce nas Terras Altas da Escócia, Reino Unido, que se estende por aproximadamente 37 quilômetros ao sudoeste de Inverness. Sua superfície está a 16 metros acima do nível do mar. O lago Ness é mais conhecido por alegados avistamentos do ser criptozoológico conhecido como Monstro do Lago Ness, também chamado carinhosamente como "Nessie". Está conectado no extremo sul pelo rio Oich e uma seção do Canal Caledoniano ao Lago Oich. No extremo norte há os estreitos de Bona, que se abre para Lago Dochfour e que alimenta o rio Ness e uma outra seção de canal para Inverness. É uma das séries de corpos de água interconectados e turvos na Escócia; a visibilidade da água é excepcionalmente baixa devido ao alto teor de turfa no solo circundante.

História[editar | editar código-fonte]

Lenda e folclore local[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Monstro do lago Ness

O lago Ness é mundialmente conhecido pelas alegadas aparições do Monstro de Loch Ness, conhecido pelos habitantes locais por Nessie. As evidências científicas para a existência deste monstro, descrito como uma espécie de dragão marinho, são quase nulas, o que não impede que seja uma atração turística.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O lago Ness é o segundo maior lago escocês por área de superfície, com 56 quilômetros quadrados, depois do Lago Lomond. No entanto, devido à sua grande profundidade, é o maior por volume nas ilhas britânicas. O ponto mais profundo tem 230 metros,[1][2] o que o torna o segundo lago mais profundo da Escócia depois do Lago Morar. Uma pesquisa de 2016 afirmou ter descoberto uma fenda que empurrou a profundidade para 271 m, mas pesquisas adicionais determinaram que era uma anomalia de sonar.[3] Contém mais água fresca do que todos os lagos na Inglaterra e no País de Gales combinados[2] e é o maior corpo de água do Great Glen, que vai de Inverness, no norte, até Fort William, no sul.

O lago Ness é o maior exemplo escocês de lagos encaixados em falhas geológicas, neste caso a Falha de Great Glen, com rumo nordeste-sudeste. Este tipo de lago, conhecido como loch, é caracterizado por grandes profundidades e morfologia alongada de acordo com a direcção da falha que os modela. As águas do Loch Ness são bastante frias, devido principalmente à sua latitude e à sua profundidade. O seu litoral é bastante pitoresco, com castelos como o de Eilean Donan, onde foi filmada a cena inicial do filme Highlander, ou ruínas de castelos, como o de Urquhart, em Drumnadrochit.

Panorama do Lago Ness.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Escócia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.