Lago Tharthar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lago Tharthar
بحيرة الثرثار
Lago Tharthar
O lago em imagem de satélite
Localização
Coordenadas 33° 58' N 43° 11' E
Região geográfica Ambar
País  Iraque
Características
Altitude 3 m
Área * 2 710 km²
Profundidade média 40 m
Volume * 35,18 km3 a 85,59 km³
Afluentes Canais vindos do rio Eufrates e do rio Tigre
Lago Tharthar está localizado em: Iraque
Lago Tharthar
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O lago Tharthar (em árabe: بحيرة الثرثار, Buhayrat ath Tharthar) é o maior lago do Iraque e o 31.º maior do mundo. É um lago natural alimentado e ampliado artificialmente que está situado a 100 km a noroeste de Bagdá, entre os rios Tigre e Eufrates, na governação de Ambar. Drena uma grande área das Montanhas Sinjar.[1][2]

Foi ampliado pela construção de várias barragens que abastecem grandes regadios. Tem uma extensão de 2710 km² e uma profundidade média entre 40 e 65 m. Calcula-se que contenha entre 35,18 km³ e 85,59 km³ de volume, mas com enormes variações segundo a estação do ano.

O lago é pobre em nutrientes e a área em redor tem escassa vegetação, salvo alguns matagais isolados e pequenos grupos de árvores do género Ziziphus. No entanto, é uma zona de grande biodiversidade, com espécies na região como o chacal-dourado, o tartaranhão-pálido, o maçarico-de-bico-direito, a osga-turca ou o lagarto Uromastyx aegyptia. Entre os peixes do lago há espécies como Aspius vorax, Barbus xanthopterus, Carassius auratus, Cyprnion kais, Cyprinus carpio, Silurus triostegus, Chondrostoma regium e Liza abu.

Esta zona adquiriu certa fama em 2005, devido ao assalto por um combinado de tropas dos Estados Unidos e do Iraque a um campo de treino rebelde perto do lago, assalto esse que ficou conhecido como Lake Tharthar Raid ("Incursão do lago Tharthar").

Referências