Leonard Woolley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Leonard Woolley
Leonard Woolley (direita) e T. Lawrence E.
em escavações do Museu Britânico em Carquemis, na Síria, na primavera de 1913
Conhecido(a) por escavações em Ur, na Mesopotâmia
Nascimento 17 de abril de 1880
Southwold Road Upper Clapton
Hackney
Morte 20 de fevereiro de 1960 (80 anos)
Londres, Inglaterra, Reino Unido
Cônjuge Katharine Woolley
Campo(s) arqueologia

Charles Leonard Woolley[1] (Londres, 17 de abril de 1880 - 20 de fevereiro de 1960) foi um arqueólogo britânico muito conhecido por suas escavações em Ur e na Mesopotâmia. Ele é considerado como tendo sido um dos primeiros arqueólogos "modernos", tendo sido nomeado cavaleiro em 1935 por suas contribuições para a disciplina de arqueologia.

Trabalho[editar | editar código-fonte]

Em 1905, Wolley tornou-se assistente do Museu Ashmolean, Oxford. Voluntariado por Arthur Evans para orientar as escavações num local Romano em Corbridge (perto da Muralha de Adriano) para Francis Haverfield, Wolley começou a sua carreira de escavação lá em 1906, mais tarde admitindo em Spadework que "Eu nunca havia estudado métodos arqueológicos nem mesmo em livros ... e eu não tinha ideia de como fazer uma pesquisa ou um plano base" (Woolley 1953:15). No entanto, o Corbridge Lion foi encontrado sob a sua supervisão.

Woolley viajou depois para Núbia onde lá trabalhou com David Randall-MacIver no Eckley Coxe Expedição a Núbia conduzido sob os auspícios do Museu da Universidade da Pensilvânia. Entre 1907 e 1911 eles conduziram escavações arqueológicas e pesquisas em locais incluindo Areica, Buém e a cidade meroítica de Caranogue. Entre 1912 e 1914, com T. E. Lawrence como seu assistente, ele escavou Hititas cidade de Carquemis. Lawrence e Woolley, aparentemente, trabalhavam para a British Naval Intelligence e monitorizavam a construção da via férrea alemã de Berlim a Bagdá.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Woolley foi casado com Katharine Elizabeth Keeling (junho de 1888 – 8 de novembro de 1945), nascida na Inglaterra de pais alemães e tendo também sido casada com o tenente-coronel Bertram Francis Eardley Keeling, do Ordem do Império Britânico.

Publicações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Collections Online | British Museum». www.britishmuseum.org. Consultado em 1 de novembro de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.