Liceu Henrique IV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Liceu Henrique IV
Tipo liceu
Inauguração 1795 (224 anos)
Website oficial
Geografia
Coordenadas 48° 50' 45" N 2° 20' 52" E
Localidade Abadia de St Geneviève
Logradouro 23 rue Clovis, 75005 PARIS
Localização 5.º arrondissement de Paris
País França

O Liceu Henrique IV (francês: Lycée Henri-IV) é uma instituição de ensino secundário e superior, localizada no 5.º arrondissement de Paris, no Quartier Latin. Acolhe mais de 2. 600 estudantes, da faculdade às aulas preparatórias. A escola secundária é conhecida por seus excelentes resultados no bacharelado, a competição geral e exames de admissão às grandes escolas, e especialmente para as competições literárias (Escola Normal Superior de Paris, Escola Normal Superior de Lyon e Escola Normal Superior de Paris-Saclay; Escola Nacional de Chartes). É conhecido por seu elitismo baseado no mérito e por ter treinado muitos intelectuais, políticos, cientistas e personalidades francesas.

É também classificado como monumento histórico de alguns dos seus edifícios herdados da antiga abadia de Sainte-Geneviève, que datam do século XII ao XVIII: claustro, torre Clovis (antiga torre sineira), capela (antigo refeitório), gabinete das medalhas (antigo gabinete de curiosidades). Renovações realizadas por volta de 1996 revelaram vestígios da era carolíngia.

O lema da escola secundária é Domus Omnibus Una ("Uma casa para todos")[1], a dos monges agostinianos, cujo edifício era a sede. A instituição é conhecida como "a escola secundária na montanha" por sua posição dominante na montanha Sainte-Geneviève e pela abreviação "H4". Alunos do ensino médio e professores chamam a si mesmos de "ashquatrianos"[2].

Referências

  1. http://fcpe.henriiv.free.fr/pdf/odettechristienne_discours_2008-10-14.pdf
  2. «Le Lycée sur la montagne». lyc-henri4. scola. ac-paris.fr (em francês). Consultado em 2 de outubro de 2018