Licia Verde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Licia Verde
Licia Verde
Licia Verde em 2019
Nascimento 14 de outubro de 1971 (52 anos)
Veneza, Vêneto, Itália
Residência Espanha
Nacionalidade Italiana
Alma mater Universidade de Pádua
Prêmios Prêmio Gruber de Cosmologia (2012), Fundamental Physics Prize (2018)
Orientador(es)(as) Alan F. Heavens
Instituições Universidade de Edimburgo, Universidade de Princeton, Universidade da Pensilvânia, Instituição Catalã de Pesquisa e Estudos Avançados, Universidade de Oslo, Radcliffe Institute for Advanced Study
Campo(s) Cosmologia, física, astronomia

Licia Verde (Veneza, 14 de outubro de 1971) é uma cosmologista e física teórica italiana, galardoada com o prémio Gruber de Cosmologia.

Percurso[editar | editar código-fonte]

Actualmente no Catalan Institution for Research and Advanced Studies (ICREA]) e professora de física e astronomia na Universidade de Barcelona. [1][2] Seus interesses de pesquisa incluem matéria escura, inflação cósmica e radiação cósmica de fundo em micro-ondas.

Recebeu a laurea em 1996 na Universidade de Pádua e um PhD em 2000 na Universidade de Edimburgo. Fez um pós-doutorado na Universidade de Princeton e juntou-se à faculdade da Universidade da Pensilvânia em 2003. A partir de setembro de 2007 é professora na Universidade de Barcelona. Foi professora da Universidade de Oslo em 2013-2016.[3] Foi editora do Physics of the Dark Universe Journal [4] sendo atualmente editora do Journal of Cosmology and Astroparticle Physics.

Apareceu recentemente no filme Las leyes de la termodinámica.[5]

Prêmios e reconhecimentos[editar | editar código-fonte]

  • 2012 - Prêmio Gruber de Cosmologia [6]
  • 2018 - Fundamental Physics Prize, na categoria de Avanço em Física Fundamental, como integrante da equipe WMAP [7]
  • 2021 - Premio Jaume I de Investigación Básica, pelo seu trabalho de investigação em Astrofísica Teórica, na qual aborda questões como a evolução do universo, a sua origem ecomposição [8]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]