Lista das maiores palavras de cada língua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2018). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Esta é uma lista das maiores palavras dos mais importantes idiomas falados no mundo.

Maiores palavras[editar | editar código-fonte]

Alemanha Alemão[editar | editar código-fonte]

Com 80 letras, a palavra Donaudampfschifffahrtselektrizitätenhauptbetriebswerkbauunterbeamtengesellschaft é a maior da língua alemã. A palavra foi incluída no Guinness World Records de 1996 e é composta por vários substantivos ("Donau" - "Dampfschiff" -"Fahrts" - "Elektrizitäten" - "Haupt" - "Betriebs" - "Werkbau" - "Unterbeamten" - "Gesellschaft" ). Em português, significa "Associação dos Funcionários Subordinados da Construção da Central Elétrica da Companhia de Barcos a Vapor do Danúbio".

Croácia Croata[editar | editar código-fonte]

Na língua croata, temos como maior palavra prijestolonaslijednikovica,[carece de fontes?] com 26 letras, que significa: a esposa de um herdeiro ao trono.

Espanha Espanhol[editar | editar código-fonte]

As duas maiores palavras em espanhol contém 23 letras, electroencefalografista (a pessoa que estuda e pratica a Eletroencefalografia) e anticonstitucionalmente (ato praticado em contrariedade à constituição).[1] Mas superextraordinarísimo é popularmente considerada como a maior palavra em espanhol, com 22 letras, que significa "muito extraordinário".[1]

França Francês[editar | editar código-fonte]

A maior palavra da língua francesa contém 25 letras.[carece de fontes?] Essa palavra é anticonstitutionnellement que significa: anticonstitucionalmente, isto é, algo que esteja de forma contrária à constituição.

Grécia Grego[editar | editar código-fonte]

A maior palavra da língua grega, (que é a maior do mundo), é λοπαδο­τεμαχο­σελαχο­γαλεο­κρανιο­λειψανο­δριμ­υπο­τριμματο­σιλφιο­καραβο­μελιτο­κατακεχυ­μενο­κιχλ­επι­κοσσυφο­φαττο­περιστερ­αλεκτρυον­οπτο­κεφαλλιο­κιγκλο­πελειο­λαγῳο­σιραιο­βαφη­τραγανο­πτερύγων, que, ao ser transliterada, pode ser escrita da seguinte forma: Lopado­temacho­selacho­galeo­kranio­leipsano­drim­hypo­trimmato­silphio­parao­melito­katakechy­meno­kichl­epi­kossypho­phatto­perister­alektryon­opte­kephallio­kigklo­peleio­lagoio­siraio­baphe­tragano­pterygon. A palavra possui 170 letras no alfabeto grego, mas com a transliteração, passa a ter 182 letras. O nome é mencionado na comédia As Mulheres na Assembleia, escrita por Aristófanes (447-385 a.C.).[2]

Gronelândia Groenlandês (Dinamarca)[editar | editar código-fonte]

A palavra mais longa da língua groenlandesa é nalunaarasuartaateeraaranngualioqatigiiffissualioriataallaqqissupilorujussuanngortartuinnakasinngortinniamisaalinnguatsiaraluallaqqooqigaminngamiaasiinngooq, que contém 156 letras e significa algo semelhante a "houve relatos de que aparentemente - Deus sabe quantas vezes - mais uma vez considerou o que quer que eu, apesar de minha má condição, ainda poderia ser considerado bastante competente e engenhoso como iniciador para colocar um consórcio em conjunto para o estabelecimento de uma gama de pequenas estações de rádio". A palavra mais longa do idioma a ser incluída num dicionário de groenlandês é inuussutissarsiorsinnaajunnaarnersiutilik, que contém 41 letras e significa "entretanto, eles dirão que ele é um ótimo comediante/ator, mas…".[3][4]

Hungria Húngaro[editar | editar código-fonte]

A maior palavra do idioma húngaro é megszentségtelenithetetlenségeskedéseitekért,[carece de fontes?] que significa: por suas atitudes improfanáveis. Ela contém 44 letras.

Reino Unido Inglês (EUA e Reino Unido)[editar | editar código-fonte]

Com 45 letras, a palavra pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis é a maior da língua inglesa.[5] Foi criada por Everett M. Smith, presidente da National Puzzlers' League, para ser a mais longa palavra de língua inglesa. A sua tradução para português, é "Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose".

Islândia Islandês[editar | editar código-fonte]

A maior palavra da língua islandesa contém 30 letras e é hæstaréttarmálaflutningsmaður[carece de fontes?] que significa: advogado de suprema corte.

Itália Italiano[editar | editar código-fonte]

A maior palavra da língua italiana é precipitevolissimevolmente.[carece de fontes?] Ela contém 26 letras e significa: tão rápido quanto possível.

Japão Japonês[editar | editar código-fonte]

A maior palavra da língua japonesa possui 58 letras. É ニューモノウルトラマイクロスコーピックシリコヴォルケーノコニオシス[carece de fontes?] (katakana) "Nyuumonourutoramaikurosukoupikkushirikoburukeinokonioshisu" (Rōmaji). A sua tradução para português é "Pneumoultramicroscopicosilicovulcanoconiótico".

Lituânia Lituano[editar | editar código-fonte]

A maior palavra em lituano é nebepasikiškiakopūsteliaujančiuose,[carece de fontes?] que quer dizer: naqueles de gênero masculino, que não estão mais juntando madeira.

Nova Zelândia Maori[editar | editar código-fonte]

A maior palavra da língua maori é Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwenuakitanatahu, que é uma colina em Porangahau, Hawkes Bay e siginifica “O lugar onde Tamatea, o homem de grandes joelhos que deslizava, trepava e engolia montanhas, conhecido como land-eater tocou sua flauta às pessoas queridas”.

Países Baixos Neerlandês[editar | editar código-fonte]

Em neerlandês, a maior palavra já registrada é kindercarnavalsoptochtvoorbereidingswerkzaamheden,[carece de fontes?] com 49 letras é uma atividade que prepara as crianças para o desfile de carnaval.

Polónia Polonês[editar | editar código-fonte]

A língua polaca possui a palavra najcharakterystyczniejszego,[carece de fontes?] contém 27 letras, que é a forma no genitivo para o adjetivo "o mais característico".

Portugal Português[editar | editar código-fonte]

A maior palavra da língua portuguesa, registrada num dicionário, é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico com 46 letras. É de referir, que não é muito comum um dicionário efetuar registos deste tipo de palavras, pois se consultarmos livros técnicos, existem muitas outras maiores do que esta na nossa língua.[6] A palavra ganhou registro oficial pela primeira vez em 2001, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e aparece descrita como indivíduo que possui doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas,[7] é de referir que o nome cientifico desta doença é silicose.

A palavra de 29 letras anticonstitucionalissimamente é considerada a maior palavra portuguesa não técnica, e descreve algo que é efectuado de maneira muito anticonstitucional, ou seja, que é oposto à constituição.[8][9]

Rússia Russo[editar | editar código-fonte]

A maior palavra do idioma russo é ryentgyenoelyektrokardiografichyeskogo (рентгеноэлектрокардиографического).[carece de fontes?] Ela contém 33 letras no alfabeto cirílico, 38, depois de transliteradas. Esta, significa: pertence ao raio X eletrocardiográfico.

Suécia Sueco[editar | editar código-fonte]

Segundo o Livro Guinness dos Recordes, a maior palavra registrada da língua sueca é nordöstersjökustartilleriflygspaningssimulatoraeistoa do anläggningsmaterielunderhållsuppföljningssystemdiskussionsinläggsförberedelsearbeten,[carece de fontes?] com 130 letras, querendo dizer: trabalho preparatório de contribuição para a discussão sobre o sistema de manutenção de suporte do material do dispositivo de inspeção do simulador de aviação da artilharia de costa do norte do Mar Báltico.
Segundo o Dicionário de língua sueca da Academia Sueca (SAOL), a maior palavra aí registrada é realisationsvinstbeskattning, com 28 letras, significando "impostos sobre lucro realizado". [10]

Referências

  1. a b http://spanish.about.com/od/writtenspanish/a/longest_word.htm
  2. MCFARLAN, Donald; MCWHIRTER & BOEH, David A. The Guinness Book of World Records 1990. 1990, ISBN 0806957905
  3. 10156497469584722 (22 de junho de 2018). «The longest word in the Greenlandic language». Guide to Greenland (em inglês). Consultado em 21 de junho de 2019 
  4. «Blog». Arctic Penguin (em inglês). Consultado em 21 de junho de 2019 
  5. DENNING, Keith; KESSLER, Brett & LEBEN, William R. English vocabulary elements Oxford Press University, 2007.
  6. «Norma Culta». Consultado em 30 de junho de 2019 
  7. «Dicionário Priberam». Consultado em 23 de junho de 2009 
  8. «Norma Culta». Consultado em 30 de junho de 2019 
  9. Dicionário online Priberam
  10. «Dicionário de língua sueca da Academia Sueca - realisationsvinstbeskattning - p. 742». Consultado em 18 de junho de 2012. Arquivado do original em 24 de agosto de 2012