Lista de bandeiras de Montenegro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira de Montenegro acima do Zitadelle em Budva.

Esta é uma lista de bandeiras usadas em Montenegro. Para mais informações sobre a bandeira nacional, acesse o artigo Bandeira de Montenegro.

Bandeiras Nacionais[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Uso Descrição
2004 – presente Bandeira nacional; alferes civil e estadual; Insígnia naval até 2010. Vermelho com borda dourada e o brasão do estado no meio. Proporção: 1:2. Adotado em 13 de julho de 2004. [1]
2004 – presente Bandeira nacional (vertical) Vermelho com borda dourada e o brasão do estado no meio.

Estandartes[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Uso Descrição
2006 – presente Estandarte do Presidente em Terra Versão quadrada da Bandeira do Estado, com borda florida
2006 – presente Estandarte do Presidente a bordo Versão quadrada da Bandeira do Estado, substituindo o vermelho pelo azul, uma borda florida

Militares[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Uso Descrição
2010 – presente Bandeira do Exército de Montenegro. Fundo vermelho com o logotipo das Forças Armadas de Montenegro e o tradicional lema "Čojstvo i Junaštvo" (traduzido aproximadamente como "Humanidade e Coragem"), com bordas douradas.
2010 – presente Insígnia naval de Montenegro. Azul com a bandeira nacional como cantão, ocupando 2/5 de sua largura e 1/2 de seu comprimento com uma âncora branca entrelaçada com três linhas representando a superfície da água no lado direito.
2010 – presente Jaque naval de Montenegro. Brasão de Montenegro sobre fundo azul, com bordas douradas.

Bandeiras Municipais[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Uso Descrição
2006 - presente Bandeira de Podgorica. Duas listras horizontais azuis e uma linha quebrada que foi posicionada acima de duas listras horizontais sobre fundo branco.
2006 - presente Bandeira de Cetinje. Pattée cruzado branco sobre fundo vermelho.
2006 - presente Bandeira da Barra. A bandeira é dividida horizontalmente em azul-amarelo-verde-amarelo-azul.
2006 - presente Bandeira de Berane. A bandeira está com o brasão municipal ao centro sobre fundo branco.
2006 - presente Bandeira de Bijelo Polje. O fundo é azul claro com o brasão do município ao centro.
2006 - presente Bandeira de Budva. Fundo azul com três estrelas douradas.
2006 - presente Bandeira de Danilovgrado. Fundo branco com o brasão ao centro.
2006 - presente Bandeira de Gusinje. Fundo azul claro com o brasão ao centro.
2006 - presente Bandeira de Herceg Novi. O brasão do município é constituído por um escudo triangular heráldico azul sobre o qual se encontra uma torre prateada com paredes de pedra e parapeito. A bandeira consiste em um campo branco com uma cruz vertical colocada no centro, com contorno azul em dourado.
2009 - presente Bandeira de Kotor. A bandeira é bicolor, com um pequeno emblema localizado no meio.

O campo da bandeira é dividido em dois painéis quadrados em proporções iguais, brancos na haste e vermelhos na mosca. O vermelho lembra a cor principal dos braços. O centro geométrico da bandeira é carregado com os braços menores colocados num medalhão.

2012 – presente Bandeira de Mojkovac. A bandeira é monocromática, de cor azulada, com rebordo dourado e elementos do brasão (o monumento, uma moeda de Brskovo, e dois martelos mineiros e a Ponte Velha), que reflectem o património cultural e histórico, localizado no meio do campo da bandeira.
2004 - presente Bandeira de Nikšić. A bandeira é azul com o brasão municipal.
2013 - presente Bandeira de Petnjica. A bandeira é branca, tendo ao centro o emblema do município. A linha azul próxima à parte inferior da bandeira simboliza os recursos hídricos do município. A linha verde próxima ao topo da bandeira simboliza o ambiente natural do município, com paisagens bem preservadas e terras férteis.
2006 - presente Bandeira de Plav. A bandeira é azul, bordada em ouro, com emblema bordado ao centro.
2006 - presente Bandeira de Rožaje. A bandeira é dividida verticalmente em branco e verde com o brasão municipal ao centro. O branco representa a paz, enquanto o verde representa os recursos naturais do município.
2006 - presente Bandeira de Šavnik. A bandeira é dividida em azul e branco com o brasão no meio.
2004 – presente Bandeira de Tivat. A bandeira municipal é azul clara com o brasão ao centro.
2018 – presente Bandeira de Tuzi. A bandeira municipal é azul clara com o brasão ao centro.
2006 – presente Bandeira de Ulcinj. A bandeira municipal é branca com o brasão ao centro.
Desconhecido Bandeira de Žabljak. A bandeira municipal é branca com o brasão ao centro.

Bandeiras de Grupos Étnicos[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Uso Descrição
2004 - presente A bandeira nacional dos bósnios em Montenegro. Fundo branco com o brasão no meio.
2008 - presente As bandeiras nacionais dos sérvios em Montenegro. Tricolor horizontal de vermelho, azul e branco com cruz dourada pattée.
2020 – presente A bandeira nacional dos albaneses em Montenegro. [2] [3] Um campo vermelho com uma águia preta de duas cabeças no centro.
2020 – presente A bandeira nacional dos croatas em Montenegro. [4] [3] Um tricolor horizontal de vermelho, branco e azul com o brasão no centro.
2020 – presente A bandeira nacional do povo cigano em Montenegro. [5] [3] Bicolor horizontal de azul e verde com uma roda vermelha.

Bandeiras Históricas[editar | editar código-fonte]

Bandeiras Nacionais[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Uso Descrição
1040–1189 Bandeira do estado medieval montenegrino Dóclea Bandeira vermelha com faixa diagonal dourada
1356–1496 Bandeira do estado medieval montenegrino Zeta Bandeira vermelha com águia dourada de duas cabeças
1516–1852 Bandeira do Príncipe-Bispado de Montenegro Pattée cruzado branco sobre fundo vermelho.
1767-1773 Bandeira do Montenegro durante o reinado de Estêvão, o Pequeno Fundo branco com bordas vermelhas.
1852-1860 Bandeira do Principado de Montenegro sob Daniel I Bandeira vermelha com águia de duas cabeças branca
1860–1905 Bandeira do Principado de Montenegro sob Nicolau I
1905–1918 Bandeira do Reino de Montenegro [6] Bandeira nacional do Principado (1905–10) e do Reino de Montenegro (1910–18). Tricolor vermelho-azul-branco.
1945–1993 Bandeira do Estado da República Popular/Socialista de Montenegro Tricolor tradicional vermelho-azul-branco com a estrela vermelha comunista.
1993–2004 Bandeira do Estado da República de Montenegro Vermelho-branco-azulado com largura igual, com "azulado" (plavetna/плаветна) significando azul claro. [7]

Bandeiras Reais[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Uso Descrição
Século XVI Veado da Casa de Crnojević Bandeira durante o regime da Casa de Crnojević no Principado de Zeta/Montenegro (1451–1516).
governo teocrático da Dinastia Petrović-Njegoš Bandeira dos Príncipes-Bispos de Montenegro e Metropolitas de Cetinje da Casa de Petrović Cruz vermelha ortodoxa em um campo branco com borda vermelha. Representa a virtude altamente cristã dos povos submetidos e o desejo de lutar contra o Islã invasor. Adotado durante a Grande Guerra Turca no final do século XVII.
c. 1852 Padrão principesco Bandeira da corte e estandarte principesco durante o regime de Daniel II Petrović-Njegoš.
1861–1900 Padrão principesco Bandeira da corte e estandarte principesco durante o regime de Nicolau I Petrović-Njegoš.
1910–1918 Estandarte Real do Rei de Montenegro O leão foi substituído pela cifra de HI. A coroa foi alterada de principesca para real.

Insígnias Civis[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Uso Descrição
1905-1918, usado durante a Segunda Guerra Mundial Bandeira civil de Montenegro (1905-1918), usada durante a ocupação italiana e alemã de Montenegro na Segunda Guerra Mundial (1941-1944). Igual à bandeira da Sérvia. Bandeira civil do Principado e do Reino de Montenegro, da constituição de 1905.
1881-1916 Bandeira da Insígnia Civil Tricolor com a cifra cirílica НІ (ou seja, NI) do Príncipe Nicolau I encimada por uma coroa dourada no centro. Como os proprietários e a tripulação dos cruzadores Ulcinj de Montenegro eram muçulmanos, Nikola mudou a bandeira para não ofender o Islã.
1881–1916 Bandeira da Insígnia Civil Versão da Bandeira Civil que foi predominantemente utilizada. O uso estendeu-se além do propósito principal até mesmo ao da bandeira nacional.
final de 1880-início de 1881 Bandeira da Insígnia Civil Bandeira tricolor com a cruz da bandeira de guerra (krstaš-barjak) com as iniciais de Nicolau inscritas no cantão; listras baseadas na bandeira nacional nacional.
início da década de 1880 - final da década de 1880 Bandeira da Insígnia Civil Vermelho-branco-vermelho dividido horizontalmente com a cruz da bandeira de guerra (krstaš-barjak) com as iniciais de Nicolau inseridas no cantão; baseado na bandeira naval da Áustria-Hungria de acordo com as linhas de código da marinha dálmata sancionadas pelo Congresso de Berlim de 1878.

Bandeiras Militares[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Uso Descrição
1876–78 Bandeira de guerra, bandeira civil A bandeira de guerra montenegrina usada na Batalha de Vučji Do (1876) era vermelha com uma cruz branca no centro e uma borda branca. Esta bandeira foi usada em Cetinje em 1878, [8] após o reconhecimento da independência do Principado de Montenegro pelo Império Otomano em Santo Estêvão.
Século XIX Bandeiras navais montenegrinas do final do século XIX As bandeiras navais e insígnias civis montenegrinas durante o governo do príncipe Nicolau I de Montenegro.
Início do Século XIX – 1880 Insígnia naval (não oficial) Bandeira branca com uma cruz de São Jorge vermelha. Inspirado na bandeira naval britânica desde a tomada do porto de Kotor pela marinha britânica em 1814 durante a guerra entre os montenegrinos e o Império Francês.
Reinado do Príncipe Danilo Petrović-Njegoš Veado de Guerra do Exército Príncipe Danilo Bandeira significando uma unidade de 1.000 homens; campo vermelho com a águia bicéfala e as iniciais do Príncipe Danilo I. Alaj-barjak do Príncipe Danilo, significando o comando supremo do exército montenegrino.
Reinado do Príncipe Danilo Petrović-Njegoš Veado de Guerra no Exército do Príncipe Danilo Bandeira significando uma unidade de 100 homens; campo vermelho com a tradicional Cruz Montenegrina de São Jorge e as iniciais de Danilo I. Introduzido pelo Príncipe Danil durante suas reformas marciais. Baseado na antiga bandeira tribal montenegrina.

Bandeiras Políticas[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Partido Descrição
Atuais
2020 – presente Reconstrução da bandeira usada pelos Verdes Montenegrinos amplamente utilizada pelos nacionalistas montenegrinos.
Antigas
1943-1991 Liga dos Comunistas de Montenegro
Décadas de 1920-1940 Bandeira usada pelos Verdes Montenegrinos

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências