Livro Sem Palavras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pregação ao ar livre na China usando o Livro Sem Palavras [1]

O Livro Sem Palavras é um livro evangelístico cristão . As evidências apontam para que tenha sido inventado pelo famoso pregador batista Charles Haddon Spurgeon, em uma mensagem dada em 11 de janeiro de 1866,[2] a várias centenas de órfãos sobre o Salmo 51:7 "Lava-me, e ficarei mais branco que a neve." [3] É chamado de "livro", porque geralmente é representado por páginas, embora possa ser apresentado em uma única página ou banner.

O livro é composto por vários blocos de cores sólidas que, em sequência, representam um catecismo não-verbal sobre os ensinamentos cristãos básicos para a instrução de crianças, analfabetos ou pessoas de diferentes culturas. [4] A apresentação do livro pretende ser uma experiência verbal, entretanto, fornecendo ao “leitor” uma dica visual para expor a doutrina cristã extemporaneamente ou em situações improvisadas .

Variações do tema[editar | editar código-fonte]

O conceito de Spurgeon continha apenas três cores: “a primeira era o preto, a segunda era o vermelho e a terceira era o branco puro”.

  • preto : representando o estado pecaminoso da humanidade por natureza.
  • vermelho : representando o sangue de Jesus .
  • branco : representando a justificação perfeita que Deus deu aos crentes através do sacrifício expiatório de Jesus Cristo, seu Filho, geralmente referido como a página limpa.

Por volta de 1880, o livro estava sendo amplamente utilizado no evangelismo entre orfanatos, escolas dominicais e em missões transculturais.

Versões diferentes surgiram quando Dwight Lyman Moody adicionou outra cor: dourado (depois do branco) – representando o Céu – em 1875. [5] Hudson Taylor e os missionários da Missão para o Interior da China usaram a versão em quatro cores na pregação ao ar livre e no evangelismo individual. Tem sido usado por missionários e professores como Jennie Faulding Taylor, Amy Carmichael, Fanny Crosby (que era cega), e atualmente pela moderna Aliança Pró-Evangelização das Crianças, que adicionou uma quinta cor: verde (entre o branco e o dourado) - representando a necessidade de crescer em Cristo após a salvação . Alguns batistas modernos acrescentam uma sexta cor: azul (entre o branco e o verde) – representando o batismo, etc. O azul também pode representar a fé, colocado entre o vermelho e o branco.

pecado expiação justificação batismo crescimento paraíso
Spurgeon
Moody
APEC
Batistas

Formas diferentes[editar | editar código-fonte]

Livros sem palavras foram colocados em vários formatos para fácil uso e inserção em situações cotidianas. Entre eles estão pulseiras de salvação e diversos equipamentos esportivos, incluindo bolas de futebol, basquete, vôlei e faixas de artes marciais.

Referências e bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]