Llandudno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre a cidade de Llandudno. Para o clube de futebol, veja Llandudno Football Club.
Llandudno
Vista de
Dados Gerais
Região País de Gales
População 20.701 habitantes
Cidade do Reino Unido Reino Unido
Llandudno South Parade (na costa norte) visualizado a partir de Great Orme, com os montes duplos de Deganwy atrás.
Llandudno Junction Station

Llandudno ( /θlænˈdɪdn/ ou /lænˈdɪdn/; pronúncia do galês: [ɬanˈdɨ̞dnɔ])[1] é um resort à beira-mar, uma cidade e comunidade em Conwy,País de Gales, localizado na península de Creuddyn, que se projeta para o Mar da Irlanda. Em 2011, segundo os censos do Reino Unido, a comunidade, que também inclui Penrhyn Bay e Penrhynside, tinha uma população de 20.701 habitantes.[2] O nome da cidade deriva de seu padroeiro, Santo Tudno.

Llandudno, anteriormente "Queen of the Welsh Resorts" (Tradução livre: "Rainha dos Galeses Resorts"), título aplicado no início de 1864,[3] é atualmente o maior resort à beira-mar, no país de Gales.

História[editar | editar código-fonte]

A cidade de Llandudno, desenvolvida a partir da Idade da Pedra, Idade do Bronze e Idade do Ferro, com assentamentos ao longo de muitas centenas de anos, sobre as pistas do calcário promontório, conhecido para os marítimos, como o Great Orme e para os homens em terra como a península de Creuddyn.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em 1847 teve um crescimento para mil habitantes, servidas pela igreja nova de São Jorge, construída em 1840. A grande maioria dos habitantes trabalhavam nas minas de cobre, outros trabalhavam na pesca e na agricultura de subsistência.

Em 1848, Owen Williams, um arquiteto e inspetor de Liverpool, apresentou planos ao Senhor Mostyn, para desenvolver um resort de férias nos pântanos atrás de Llandudno Bay. Estes foram entusiasticamente seguidos pelo Senhor Mostyn. A influência da imobiliária Mostyn e seus agentes, ao longo dos anos, foi fundamental no desenvolvimento de Llandudno, especialmente após a nomeação de George Felton como pesquisador e arquiteto em 1857. Entre 1857 e 1877 a parte central de Llandudno, foi desenvolvida na supervisão de Felton.[carece de fontes?] Felton também se comprometeu com os projetos arquitetônicos, incluindo o design e a execução de Igreja da Santíssima Trindade na rua Mostyn.

Transporte[editar | editar código-fonte]

A cidade fica próxima da linha férrea da costa Norte de Gales que foi inaugurada com o nome de Chester and Holyhead em 1848. Ela tornou-se parte da London and North Western Railway , em 1859, e parte da London, Midland and Scottish Railway, em 1923. Llandudno foi construída especificamente como um destino de férias da era Vitoriana, é servida por um ramo de linha férrea que foi inaugurada em 1858, a partir da estação Llandudno Junction com estações em Deganwy e Llandudno.

Elétrico[editar | editar código-fonte]

Presente[editar | editar código-fonte]

  • Great Orme Tramway

Anterior[editar | editar código-fonte]

Llandudno and Colwyn Bay Electric Railway operou um serviço de elétrico entre Llandudno e Rhos-on-Sea a partir de 1907, e estendido para Colwyn Bay, em 1908. O serviço foi fechado em 1956.[4]

Atrações[editar | editar código-fonte]

Baía de Llandudno e o Norte da Costa[editar | editar código-fonte]

Uma praia de areia, cascalho e rochas de dois quilômetros, entre as cabeceiras do Great Orme e o Little Orme.

Na maior parte da costa norte da praia de Llandudno, há uma grande orla curva, repleta de construções com arquitetura Vitoriana. A orla é conhecida popularmente como The Parade, e é nas esquinas da orla que vários hotéis de Llandudno estão concentrados. Perto do centro da baía está o Venue Cymru, clube de vela de Llandudno, e uma rotunda marca o final desta secção da The Parade.

Llandudno Pier[editar | editar código-fonte]

Llandudno Pier visto dos jardins Happy Valley.
Llandudno pier visto da Marine Drive.

O píer está localizado na costa norte, foi construído em 1878.

Llandudno – Passagem na encosta de Great Orme.
Vista para o Great Orme do farol de Llandudno.

O píer foi estendido em 1884, abrindo assim uma segunda entrada, ao lado do que foi a Baths Hotel (onde atualmente situa-se o Grand Hotel), a entrada principal localiza-se na rua Happy Valley. Com essa extensão, o píer ficou com o comprimento 2 295 pés (700 m): é o mais longo  píer no país de Gales. Atrações do pier incluem um bar, um café, sala de jogos com fliperamas e uma variedade de lojas e quiosques.

  1. Collins English Dictionary
  2. Neighbourhood Statistics (28 de abril de 2004). «View or Download Data: view full dataset». Neighbourhood Statistics. Consultado em 27 de novembro de 2012 
  3. Ivor Wynne Jones.
  4. The Golden Age of Tramways.