Lobo Bravo Rugby

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lobo Bravo Rugby
LoboBravoRugby.png
Nome Associação Lobo Bravo Rugby Clube
Apelido(s) Lobo Bravo, LBR, Lobos
Fundado 20 de outubro de 2003 (18 anos)
Confederação CBRu, FPRu
Região Guarapuava, PR, Brasil
Estádio Campo Municipal
Presidente Brasil Juliano Cardoso dos Santos
Técnico Argentina Horacio Garcia
Capitão Brasil Aurélio Spegel
Liga Mapa Regiao Sul do Brasil (somente).PNG Liga Sul
Paraná Paranaense
2011 Região Sul. não participou
Paraná Vice-Campeão
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Titular 
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Reserva 
Site oficial
lobobravorugby.blogspot.com
Flag of Brazil.svg

O Lobo Bravo Rugby é um clube de rugby da cidade de Guarapuava do estado do Paraná, Brasil. Fundado em 20 de outubro de 2003. Filiado à Confederação Brasileira de Rugby e à Federação Paranaense de Rugby.

História[editar | editar código-fonte]

No dia 20 de outubro de 2003 foi realizado seu primeiro treino, a princípio na Praça da Ucrânia, local que, por ser público, permitiu bastante visibilidade da prática esportiva. Em 2005 o Lobo Bravo Rugby se tornou uma associação devidamente registrada junto aos órgãos competentes, com o objetivo principal divulgar, difundir e praticar o rugby no Centro-sul do Paraná, em especial na cidade de Guarapuava, sua sede.

Locais de treino[editar | editar código-fonte]

Atualmente o Lobo Bravo Rugby realiza seus treinos todos os sábados às 15h00min, e às terças e quintas-feiras às 19h:30min, no Campo Municipal (anexo ao Ginásio Joaquim Prestes).

Títulos[editar | editar código-fonte]

Categoria Adulto Masculino

Campeonato Paranaense de Rugby 3º lugar 4 vezes (2006, 2007, 2009, 2010)

  • Argentina XV Ten-a-Side del Mercosur (Puerto Iguazú) vice-campeão taça-prata 1 vez (2009)
  • Curitiba. Torneio Curitiba Sevens vice-campeão taça-prata 2 vezes (2008, 2009)[3]
  • Florianópolis. Torneio Floripa Rugby Sevens campeão taça-honra (2005)
  • Cascavel. Torneio Internacional Cascavel Rugby Sevens vice-campeão taça-prata 1 vez (2008)
Categoria Adulto Feminino
Categoria Juvenil Masculino
  • Curitiba. Torneio Curitiba Sevens vice-campeão taça-prata 1 vez (2010)
  • São Paulo. São Paulo Lions International Seven's Rugby Cup campeão taça-prata 1 vez (2006)

Mascote[editar | editar código-fonte]

Canis lupus laying.jpg

Fugindo das tradições de Guarapuava (que tem no lobo guará um de seus símbolos), o mascote do Lobo Bravo Rugby é o lobo: além de suas características gregárias, formando sólidas alcatéias, em todas as culturas a imagem do lobo remete à idéia de fome insaciável, de anseio incontrolável. Sempre admirado e temido, este animal representava para os povos antigos, que viviam em tribos nas florestas, a separação entre a vida e a morte. Era o medo da noite, do desconhecido: não se entrava na floresta de noite pois, de noite, a floresta era dos lobos e estes são implacáveis.

Uniforme[editar | editar código-fonte]

Uniforme 2. Escalação: de pé, da esquerda para a direita: Aurélio, Reccanello, Zé Renato, Andrew, Nelton, Elvis e Hallan. No chão, da esquerda para a direita: Marquito, Juliano, Marinho, Doglas, Thiago e Diego.
Uniforme 1. Escalação: de pé, da esquerda para a direita: Zé Renato, Michel, Fabinho, Sansão, Waldir, Guy, Alejandro e Gomes. No chão, da esquerda para a direita: Marquito, Vinícius, Gregolin, Wagner e Juliano.

Após um período utilizando camisas inteiramente na cor azul marinho, atualmente o Lobo Bravo Rugby possui dois uniformes:

  • Uniforme 1: preto, com golas e listras vermelhas (duas listras nas laterais e nos ombros); calções pretos; meiões pretos. Há, ainda, na altura do peito, do lado esquerdo, o escudo da equipe, nas cores da bandeira de Guarapuava.
  • Uniforme 2: azul com detalhes laterais em verde, além de duas listras brancas nos ombros; calções brancos; meiões brancos. Há, ainda, na altura do peito, do lado esquerdo, o escudo da equipe, nas cores da bandeira de Guarapuava.

Referências

  1. DESTERRO RUGBY CLUBE. Arquivos de notícias. Disponível em: http://www.desterrorugby.com.br/mostra_noticia.php?id=738[ligação inativa] Acesso em: 18 de março de 2011.
  2. [www.redesuldenoticias.com.br/noticia.aspx?id=26754 «Lobo Bravo estréia no Paranaense de rúgbi contra Cianorte : RedeSul de Notícias»] Verifique valor |url= (ajuda). www.redesuldenoticias.com.br. Consultado em 18 de março de 2011 
  3. CURITIBA RUGBY CLUBE. Classificação final do Torneio Curitiba Sevens. Disponível em: http://www.curitibarugby.com/seven/ Acesso em: 18 de março de 2011.
  4. FLORIPA RUGBY SEVENS. Classificação final do Torneio. Disponível em: http://www.desterrorugby.com.br/sevens/site.php?lng=0[ligação inativa] Acesso em: 18 de março de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]