Loggia della Signoria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Loggia della Signoria
Apresentação
Tipo
Estilo
Arquitetos
Benci di Cione Dami (d)
Simone Talenti (d)
Estatuto patrimonial
Herança nacional italiana (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

A Loggia dei Lanzi, também chamada de Loggia della Signoria, é um edifício em uma esquina da Piazza della Signoria em Florença, Itália, ao lado da Galeria Uffizi.

Às vezes erroneamente chamada de Loggia dell' Orcagna[1] por ter sido projetada por esse artista, ela foi construída entre 1376 e 1382 por Benci di Cione e Simone di Francesco Talenti, possivelmente seguindo um projeto de Jacopo di Sione.

Na fachada da Loggia, abaixo do parapeito, há trevos com figuras alegóricas das quatro virtudes cardinais (Fortaleza, Temperança, Justiça e Prudência), de Agnolo Gaddi. Seu fundo esmaltado azul é obra de Leonardo, um monge, enquanto as estrelas douradas foram pintadas por Lorenzo de' Bicci. A abóbada, composta de semicírculos, foi feita pelo florentino Antonio de' Pucci.

Nos degraus da Loggia estão os Leões de Medici, estátuas de mármore de leões, símbolos heráldicos de Florença; o da direita é da época romana e o da esquerda foi esculpido por Flaminio Vacca em 1598.

Encontra-se também na Loggia a estátua de bronze de Perseu, de Benvenuto Cellini, que mostra o herói grego segurando sua espada com a mão direita e a cabeça decepada da Medusa com a esquerda.

Na extremidade direita está a estátua maneirista O Rapto das Sabinas, do artista flamengo Jean de Boulogne, mais conhecido por seu nome italiano Giambologna.[2]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Zucconi, Guido. Florence: An Architectural Guide. San Giovanni Lupatoto, Vr, Italy: Arsenale Editrice srl. ISBN 88-7743-147-4.
  • Encyclopædia Britannica. 2007
Ícone de esboço Este artigo sobre a Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  1. Zucconi, Guido (1995). Florence: An Architectural Guide. San Giovanni Lupatoto, Vr, Italy: Arsenale Editrice srl. ISBN 88-7743-147-4 
  2. Giambologna. [S.l.]: Encyclopædia Britannica. 2007