Lojas Gang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lojas Gang
Gang Comércio do Vestuário Ltda.
Slogan A loja que me entende
Tipo Privada
Fundação 1976 (40 anos)
Fundador(es) Sílvio Sibemberg
Sede Porto Alegre, RS,  Brasil
Produtos Varejo, Textil
Página oficial www.gang.com.br

Gang é uma rede de lojas de moda jovem presente no Sul do Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada no dia 21 de maio de 1976, a Gang teve sua primeira filial na Galeria Malcon, no Centro de Porto Alegre. Neste período, era vista como uma boutique que revendia diversas marcas. Dois anos depois, a Gang fecha um contrato audacioso para a época e passa a ser revendedora exclusiva da marca Levi Strauss & Co no Rio Grande do Sul. Em seguida, surgem novas filiais: uma no bairro Moinhos de Vento, na Otávio Rocha, em Capão da Canoa, Torres e a Gang do primeiro shopping de Porto Alegre, o Iguatemi.

Após o grande sucesso de vendas no Iguatemi, a empresa decide então começar sua expansão pelo interior do estado. A primeira cidade escolhida foi Pelotas, seguida por Santa Maria e São Leopoldo.

No final da década de 1980, os produtos da antiga parceria com a Levis começaram a perder espaço nas prateleiras para novos conceitos de moda jovem. Era hora de investir na marca própria, uma vez que estava suficientemente forte para esta operação.

A década de 1990 reserva grandes acontecimentos. A expansão dá vazão a mais lojas: Gang Praia de Belas, Gang Masson, Gang Passo Fundo, Gang Caxias do Sul, Gang Rio Grande, Gang Novo Hamburgo e Gang Rua da Praia Shopping.

Em seguida surge o projeto Pronta Entrega, com objetivo de revender a marca Gang em cidades onde não existam lojas próprias. Após alguns anos sem expansão, surgem mais filiais: Gang Bourbon Porto Alegre, Gang Bourbon Canoas, Gang Canoas Shopping e Gang Lindóia Shopping. O novo milênio reserva grandes projetos. Em 2000, surge a segunda Gang Santa Maria e o fato mais marcante, a expansão para Santa Catarina.

Em 2011 a marca é expandida para o interior do Rio Grande do Sul, onde já há duas lojas em Passo Fundo e uma em Erechim; abrindo lojas em Santo Ângelo e Ijuí, além de mais uma filial em São Leopoldo e a terceira loja na cidade de Santa Maria.

O posicionamento da marca, no decorrer de mais de três décadas de atuação, refletiu sempre a ideia de que a Gang compreendia a realidade dos adolescentes, mensagem que ficou explícita com o slogan “A Loja que te entende”. As campanhas publicitárias da Gang fazem parte da história da propaganda gaúcha, tendo sido marcadas pela ousadia e irreverência.

Em 2013, mais um importante acontecimento permeia a linha do tempo da Gang: a aquisição da marca pelo Grupo Lins Ferrão. Uma empresa também familiar, de origem gaúcha (detentora das Lojas Pompéia), traz uma nova visão de negócios para a empresa, resultando em um importante passo para a evolução da marca. Com públicos-alvo complementares, as marcas seguem independentes, mas passam a alinhar em uma única vertente os valores das duas empresas sob o guarda-chuva do Grupo. Com isso, a Gang ganha força e espaço no mercado e passa a estar mais conectada ao seu público, cheio de ideias e inquieto por exibir a sua identidade.

Nessa nova fase da Gang surgiu a campanha Like a Boss. Um projeto de co-criação com quatro clientes-embaixadores, com diferentes atitudes que, juntos, formaram um grupo representativo da Geração Z, dando ênfase ao empoderamento do consumidor. Os novos bosses não só contribuíram na criação dos produtos, como estamparam toda a publicidade da marca, que passou a assumir as mídias de massa, como a TV, em seus canais de comunicação. Em paralelo à campanha, veio uma alteração mínima, mas bastante significativa no slogan da Gang. Trazendo a frase para a voz do consumidor, evidencia-se ainda mais que o cliente é o foco. “A loja que ME entende” passa, então, a assinar as campanhas da Gang, dando o tom a quem está no comando.

Hoje no total são 39 filiais espalhadas estrategicamente pelo Rio Grande do Sul e também Santa Catarina, além de mais de 150 pontos de revendedores autorizados conquistados com o projeto Pronta Entrega. O e-commerce da marca tem crescido a cada ano. A Gang é líder absoluta em seu segmento, tendo, inclusive, sido premiada consecutivas vezes no Top Of Mind Rio Grande do Sul da Revista Amanhã e no Marcas de Quem Decide, do Jornal do Comércio.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.