Saltar para o conteúdo

Lourival Inácio de Carvalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Louro de Carvalho
Lourival Inácio de Carvalho
Louro
Nascimento Lourival Inácio de Carvalho
22 de abril de 1892
Niterói
Morte 17 de junho de 1956
Rio de Janeiro
Cidadania Brasil
Ocupação compositor, arranjador, clarinetista, saxofonista, contrabaixista

Lourival Inácio de Carvalho, conhecido como Lourival de Carvalho ou popularmente chamado pelo seu nome artístico Louro (Niterói, 22 de abril de 1892Rio de Janeiro, 17 de junho de 1956), foi um compositor, arranjador, clarinetista, saxofonista e baixista brasileiro.[1]

Conhecido Chorão no cenário musical do Rio de Janeiro desde a Belle Époque carioca até meados dos anos 1950, foi um compositor brasileiro de grande qualidade musical sem o devido reconhecimento por uma obra esquecida.

Nascido e criado no bairro do Barreto, em Niterói, de origem pobre, aos oitop anos de idade, despertou um grande interesse pela música, chegando a criar a ideia de brincar com caixas de fósforos para improvisar a sonoridade de instrumentos de sopro, tocando algumas músicas da época.

Ainda quando menino ingressou na fabrica de tecidos "Companhia Manufatora Fluminense" da qual era vizinho. Lá, devido ao seu nome e ao seu cabelo alourado foi apelidado "Louro". Em função de sua vocação, logo foi encaminhado para os estudos musicais na banda da fábrica conhecida como "Centro Musical Fluminense".

Referências

  1. «Louro». Enciclopédia Ilustrada do Choro no Séc. XIX. Consultado em 14 de fevereiro de 2018 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]