Loy Krathong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Loy Krathong
Loy Krathong
Tailandeses acendendo velas num krathong
Celebrado por  Tailândia,  Laos (como Boun That Luang),  Malásia (porção norte do país),  Myanmar (estado de Shan),  China (prefeitura de Xishuangbanna, em Yunnan)
Tipo Budista
Data Na lua cheia do 12° mês do calendário lunar tailandês
Significado Adoração e pedido de perdão à deusa da água Ganga, adoração a Buda
Frequência Anual
Relacionado(s) Festival Tauzangdaing (no Myanmar), Festival da Lua (na China), Bon Om Touk (no Camboja), Il Poya (no Sri Lanka), Boita Bandana (em Orissa, na Índia)

Loy Krathong(ou Loi Kratong, em tailandês ลอยกระทง) é um festival celebrado anualmente em toda a Tailândia. Ocorre na noite de lua cheia do duodécimo mês do calendário lunar tradicional tailandês; no calendário ocidental se coincide, normalmente, com o mês de novembro.

“Loi” significa “flutuar”. “Krathong” é uma balsa com cerca de um palmo de diâmetro fabricada tradicionalmente com uma seção de tronco de bananaeira (as versões modernas utilizam mais o styrofoam, um material isolante de plástico), decorada com folhas da mesma planta, flores, lâmpadas, barras de incenso, etc. Durante a noite de lua cheia, muitas pessoas fabricam pequenas balsas como estas e as fazem navegar pelo rio. Os departamentos governamentais, grandes empresas e outras organizações constroem balsas maiores e melhores elaboradas, em que fazem parte de concursos. E também, durante o festival, há espetáculos de fogos de artifício e concursos de beleza.

O festival, provavelmente, teve sua origem na Índia, pois seria um festival hindu similar ao Diwali, onde se depositam lâmpadas flutuantes sobre o rio Ganges como expressão de gratidão à divindade do rio pela vida concedida ao longo do ano.

Segundo os escritos do Rei Rama IV (1863), o festival, bramânico em sua origem, havia sido adaptado pelos budistas tailandeses como cerimônia em honra de Buda. Também de venerar Buda com as luzes das candelas das pequenas balsas, o ato de fazê-las navegar pelo rio simbolizaria a renúncia e superação de todos os rancores, males e pontos fracos de cada um, a fim de começar uma nova vida sem toda essa negatividade. Antigamente, os tailandeses costumavam cortar as unhas de suas mãos e os cabelos, fazendo-os flutuar também com as balsas, como símbolo das partes negativas de si mesmos que vão deixando para trás. Muitos tailandeses acreditam que deixar um “krathong” flutuando lhes proporcionará boa sorte e o fazem em honra e agradecimento à deusa da água, Phra Mae Khongkha.

Os concursos de beleza que acompanham o festival são conhecidos como "Concursos da Rainha Noppamas". Segundo a lenda, Noppamas foi a consorte do rei Loethai do Sucotai (século XV) e a primeira a fazer flutuar os “krathongs” decorados.

A tradição tailandesa do Loy Kratong teve sua origem na província de Sucotai, sendo que atualmente é celebrado em todo o país, sendo particularmente conhecidos por sua vistosidade os festivais organizados em Chiang Mai e Aiutaia.

Em 2018, está previsto o festival ocorrer entre os dias 21 e 23 de novembro.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]