Luís Delfino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o ator brasileiro, veja Luís Delfino (ator).

Luís Delfino dos Santos (Desterro, 1834Rio de Janeiro, 1910) foi um político e poeta brasileiro, considerado o segundo poeta mais importante de Santa Catarina, superado apenas por Cruz e Sousa.

Delfino foi também senador por Santa Catarina no início da República Velha.

Delfino nasceu em 1834, na ainda Desterro, atual Florianópolis. Morou na ilha até os dezesseis anos. Mudou-se, então, para o Rio de Janeiro, onde se formou em Medicina. Foi um dos mais importantes médicos da época. Casou-se com Maria Carolina Puga Garcia , com quem viveu até sua morte, em 1910.

Não publicou nenhum livro em vida, o que fez com que sua obra quase se perdesse no tempo. Sua poesia, de rima e métrica perfeitas, era publicada freqüentemente na maioria dos jornais e revistas da sua época, o que o fez conhecido e amado como poeta. Chegou a ser eleito, pelos próprios colegas escritores, em 1898, o "Príncipe dos Poetas Brasileiros". Foi chamado, também, de "Victor Hugo brasileiro".

Sua obra é imensa - escreveu mais de cinco mil poemas - e foi publicada em catorze livros, por seu filho, Tomás Delfino dos Santos, entre 1926 e 1943.

Sua poesia vai do romantismo ao parnasianismo, passando pelo simbolismo. A perfeição na rima em métrica dá cadência e musicalidade à obra de Luís Delfino. O amor e a mulher eram seus temas preferidos.

Luís Delfino é patrono da Academia Santoamarense de Letras