LuaTeX

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido de «LuaTeX» na Wikipédia em inglês (desde novembro de 2013). Ajude e colabore com a tradução.
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
LuaTeX
Logo do projeto
Desenvolvedor Taco Hoekwater, Hartmut Henkel, Hans Hagen e outros
Modelo do desenvolvimento Editor de Texto
Lançamento 2007
Versão estável 0.80.0 (05 de junho de 2015[1])
Linguagem Lua , C
Sistema operativo Multiplataforma
Gênero(s) Processador de texto
Licença GNU General Public License
Página oficial www.luatex.org

LuaTeX é um programa de diagramação de texto baseado no TeX que começou como uma versão do pdfTeX com um interpretador Lua incorporado. Depois de algumas versões experimentais foi adotado pela equipe responsável pelo pdfTex como um sucessor. [2][3] (uma extensão do TeX que gera PDFs,[4] which generates PDFs). Em versões posteriores foi incluído algumas da funcionalidades da linguagem de programação Alef, em específico o recurso de escrita de texto multi-direcional, permitindo um melhor suporte ao uso de diferentes idiomas. O projeto foi originalmente mantido pela iniciativa Oriental TeX project, fundada por Idris Samawi Hamid, Hans Hagen e Taco Hoekwater.

Objetivos do Projeto[editar | editar código-fonte]

O principal objectivo do projeto é prover uma versão do sistema TeX aonde todos os recursos internos fossem acessíveis da linguagem de programação Lua. No processo de abertura do código TeX muito dos códigos internos é reescrito. Assim, com o LuaTeX, os usuários, ou mesmo desenvolvedores de pacotes, poderiam escrever suas próprias extensões ao invés de reescrever as funções em código TeX puro. LuaTeX oferece também suporte nativo a fontes OpenType. Porém, em contraste com o sistema XeTeX, as fontes não são acessadas diretamente das bibliotecas do sistema operacional, mas através de uma biblioteca baseada no FontForge.

Outro projeto relacionado é o MPLib (um módulo da biblioteca MetaPost estendido), que trás suporte a gráficos dentro do TeX.

A equipe do LuaTeX é composta por Taco Hoekwater, Hartmut Henkel and Hans Hagen.

Versões[editar | editar código-fonte]

A primeira versão beta pública foi lançada no TeX Users Group (TUG) 2007 em San Diego. No entanto, o primeiro lançamento formal foi planejado para o fim de 2009, e a primeira versão estável foi somente lançada em 2010.[5] A versão 1.0 foi projeta para a data de 2012. [6][7] mas desde outubro de 2015 é esperado o lançamento junto ao pacote TeX Live em 2020.[5]

Desde 2010, o sistema ConTeXt, mark IV e o LaTeX com alguns pacotes extras (e.g. luaotfload, luamplib, luatexbase, luatextra) já fazem uso do novos recursos trazidos pelo LuaTeX.Bem como ambos são suportados pelo TeX Live com a versão 0.60 do LuaTeX . Um suporte específico para TeX puro ainda está em desenvolvimento.

Leitura complementar[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:

Links Externos[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

]