Ludvig Lorenz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ludvig Lorenz
Ludvig Lorenz
Conhecido(a) por Teoria de Mie
Lei de Wiedemann–Franz
Equação de Lorentz–Lorenz
Gauge de Lorenz
Nascimento 18 de janeiro de 1829
Helsingor, Dinamarca
Morte 9 de junho de 1891 (62 anos)
Frederiksberg, Dinamarca
Nacionalidade dinamarquês
Campo(s) Física

Ludvig Valentin Lorenz (Helsingor, 18 de janeiro de 1829 – Frederiksberg, 9 de junho de 1891) foi um matemático e físico dinamarquês. Desenvolveu fórmulas matemáticas para descrever fenômenos tais como a relação entre a refração da luz e a densidade de uma substância transparente pura, e a relação entre condutividade elétrica e térmica do metal e da temperatura (lei de Wiedemann–Franz).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Lorenz estudou na Universidade Técnica da Dinamarca em Copenhague. Tornou-se professor da Academia Militar daquela cidade em 1876. A partir de 1887, sua pesquisa foi financiada pela Carlsberg Foundation.

Investigou a descrição matemática da propagação da luz através de um meio homogéneo e descreveu a passagem de luz entre os diferentes meios. A fórmula para a relação matemática entre o índice de refração e a densidade de um meio foi publicada por Lorenz em 1869[1] e por Hendrik Lorentz (de forma independente) em 1870 e por isso é chamada de equação de Lorentz-Lorenz. Usando sua teoria eletromagnética da luz, ele formulou o que é conhecido como calibre de Lorenz (gauge de Lorenz), e foi capaz de obter um valor correto para a velocidade da luz.[2] Também desenvolveu uma teoria do espalhamento de luz, publicada em dinamarquês em 1890 e em francês sob o título 'Obras Completas, publicada em 1898.

Referências

  1. Deutsche Gesellschaft für Elektronenmikroskopie, Deutsche Gesellschaft für Angewandte Optik (1995). Universidade de Chicago, ed. Optik, Volumes 101-103;Volume 101. [S.l.]: Wissenschaftliche Verlagsgesellschaft. p. 85. Consultado em 13 de junho de 2011 
  2. «Lorenz, Ludwig (1829-1891) - From Eric Weisstein World of Scientific Biography». scienceworld.wolfram.com. Consultado em 13 de junho de 2011 
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cientista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.