Lugal-irra e Meslamta-ea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2016)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.

Lugal-irra (ou Lugalgirra) e Meslamta-ea (ou Meslamtaea) são duas divindades menores da Mesopotâmia antiga. São dois gêmeos que são divindades infernais, que podem estar na origem nas figuras dos guardas das portas do Inferno. No 1.º milénio a.C. ambos eram identificados com o grande deus dos Infernos Nergal/Erra. O seu principal local de culto era a cidade de Kisiga, no norte da Babilónia.

Na Assíria, eram frequentemente representados sobre pequenos tijolos cozidos, lado a lado e bradindo uma machado, e as suas efígies eram colocadas sob as portas, para as quais asseguravam proteção mágica. Uma das portas interiores da cidade de Babilónia e o bairro onde se encontrava eram chamados Lugal-irra.

Na astrologia mesopotâmica e no seu zodíaco, estas duas divindades eram os "Grandes Gémeos", ou seja, a constelação e signo dos Gémeos.

Notas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Black, J.; Green, A. Gods, Demons and Symbols of Ancient Mesopotamia, An Illustrated Dictionary. Londres, 1998, p. 123-124; 136-137
  • Brisch, N. "Lugalirra and Meslamtaea (a pair of gods)" in Ancient Mesopotamian Gods and Goddesses. Oracc and the UK Higher Education Academy,‎ 2013
Ícone de esboço Este artigo sobre Mitologia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.