Luiz Hermano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luiz Hermano
Nascimento 7 de agosto de 1954 (69 anos)
Fortaleza
Cidadania Brasil
Ocupação escultor, pintor
Prêmios
Página oficial
http://luizhermano.com.br/

Luiz Hermano Façanha Farias (Cascavel (Ceará), 1954), mais conhecido como Luiz Hermano, é um escultor, gravador, desenhista e pintor brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho do agricultor Francisco Campoamor Farias e Silva e de Maria Eugênia Façanha Farias, cresceu à sombra das mangueiras e dos cajueiros e desde pequeno mostrou interesse pelas artes. Aos 16 anos, Luiz Herma mudou-se para Fortaleza onde cursou Edificações na Escola Técnica Federal do Ceará, e filosofia na Universidade Estadual do Ceará.[1] Estudou de maneira autodidata gravura em metal e desenho na década de 1970.[2] De Fortaleza seguiu para Brasília, morou no Rio de Janeiro e foi para São Paulo, onde fixou residencia. O artista conquistou espaço e nunca mais parou de viajar pelo mundo, tendo recebido no ano de 1984 o Prêmio Chandon de Arte e Vinho, com o qual viajou para Paris, e fez exposição individual na Galeria Debret.[2]. Participou de duas bienais internacionais de São Paulo, em 1987 e 1991. Expôs no Museu de Arte de São Paulo – MASP – a convite de Pietro M. Bardi.[3] Em 2011 Luiz Hermano foi agraciado com o Troféu Sereia de Ouro do Grupo Edson Queiroz, por seu destaque nas artes.

Referências

  1. «Discurso em 05/10/2011 às 14:08». www.camara.leg.br. Consultado em 18 de fevereiro de 2018 
  2. a b Cultural, Instituto Itaú. «Luiz Hermano | Enciclopédia Itaú Cultural». Enciclopédia Itaú Cultural 
  3. «Artista Plástico Luiz Hermano Façanha Farias «  Sereia de Ouro». hotsite.verdesmares.com.br. Consultado em 18 de fevereiro de 2018