Lupo Alberto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lupo Alberto
Revistinhas em tiras

O logotipo
País de origem  Itália
Língua de origem italiano
Editora(s) Glenat, ACME, Macchia Nera, MCK
Periodicidade por mês
Lançada em Junho 1985 (tiras)
Público alvo Todos
Primeira publicação Corriere dei ragazzi
Aliás Lobo Alberto (em português e espanhol)
Gênero
Autor(es) Silver
Argumento Vários
Desenho Vários
Personagens principais Lupo Alberto
Marta
Enrico La Talpa
Mosè
Local da acção La fattoria McKenzie
Época da acção Atual
Editora(s) lusófona(s) Editoriale Corno
Colecção Coleção número 8 (il Mensile di Lupo Alberto)
Periodicidade por mês
Número de páginas indeterminadas
Primeira publicação dezembro de 1983 - agosto de 1984 (il Mensile di Lupo Alberto)
Site oficial [2]

Lupo Alberto (em Português: Lobo Alberto) é uma famosa série de histórias em quadrinhos italiana criada pelo cartunista Silver (Guido Silvestri). Foi originada em 1973 de "La fattoria McKenzie", ele não era o único protagonista, mas apenas um dos personagens principais, juntamente com sua namorada Marta, a galinha e o cão de guarda Mosè, mas desde 1974 a faixa recebeu o nome do personagem[1].

História[editar | editar código-fonte]

O personagem deveria estrear em 1973 com uma faixa intitulada "La fattoria Mackenzie" nas páginas da primeira edição da revista Undercomics do Editorial Dardo para a qual foi criada, mas permanece inédita até o ano a seguir, quando ele estreou no Corriere dei Ragazzi, no qual a série foi renomeada com o nome do protagonista e publicada regularmente. Desde 1976, ele também apareceu na revista Eureka do Corno Editorial e em outros livros não-quadrinhos, bem como em volumes monográficos sempre do Corno. Em 1975, Dardo reimprimiu as primeiras faixas coloridas no volume Lupo Alberto e na fazenda Mackenzie.

Na década de oitenta, a popularidade do personagem aumenta e o autor decide seguir para a criação de tabelas e contos auto-conclusivos publicados nos jornais Corno, que em 1983 dedicam ao personagem um jornal mensal, a revista mensal de Lupo Alberto. que será publicado para oito edições até 1984 e em que a publicação das tiras ocorrerá em ordem cronológica. As primeiras mil tiras foram reimpressas várias vezes em volume, como Il grande Lupo Alberto publicado pela Glénat em 1985 e Il grande Lupo Alberto - 1 na série BUR da editora Rizzoli.

Após o fracasso do Corno Editorial, em 1985, uma nova revista mensal dedicada ao personagem publicada pela Glénat Italia estreou nas bancas, que também apresenta séries cômicas de outros personagens e colunas de diversos assuntos. A revista passou para as edições ACME de janeiro de 1989, que a publicou a partir do n. 43 e depois mudou seu nome para Edizioni Macchia Nera/MCK a partir de 1991. Com o tempo, outros autores como Francesco Artibani, Moreno Burattini, Tito Faraci, Giancarlo Malagutti, Piero Lusso, Giacomo Michelon, Bruno Cannucciari e Giorgio Sommacal se uniram ao Silver para criar outras histórias longas. Desde 1991, a reedição quase anastática da série original estréia nas bancas.

Série animada[editar | editar código-fonte]

Entre 1997 e 2002, uma série animada desse personagem foi feita. A série teve duas temporadas: a primeira entre 1997 e 1998, a segunda em 2002. No Brasil, a série foi ao ar na TV Cultura. Em Portugal, deu na RTP2 com dobragem/dublagem portuguesa sob o nome de "Lobo Alberto" e no Canal Panda com dobragem/dublagem castelhana e legendagem portuguesa sob o nome original da série.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]