Mário Augusto Teixeira de Freitas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Mário Augusto Teixeira de Freitas
Nascimento 31 de março de 1890
São Francisco do Conde
Morte 22 de fevereiro de 1956 (65 anos)
Rio de Janeiro
Cidadania Brasil
Ocupação estatístico

Mário Augusto Teixeira de Freitas (São Francisco do Conde, 31 de março de 1890Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 1956) foi um advogado e estatístico brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Graduou-se com distinção no Curso de Direito, em 1911, pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro.

Pouco conhecido da maioria dos brasileiros, possivelmente uma consequência do voto de pobreza perante a Ordem Terceira de São Francisco na qual, desde a mocidade, tornou-se o irmão Nicodemus, foi um homem que marcou a história da Estatística no Brasil, tendo sido o idealizador e primeiro Secretário Geral do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Teixeira de Freitas realizou um grande estudo estatístico sobre a realidade da educação primária, nos primeiros anos da década de 1930, no que diz respeito à organização do sistema de ensino do país nessa etapa de escolarização. Tal trabalho deu visibilidade à situação caótica em relação ao atendimento da demanda do público escolar frente a quantidade de escolas existentes, como no que diz respeito à imensa seletividade/ reprovação no ensino primário. Este estudo foi publicado em livro sob o título "O que dizem os números sobre o Ensino Primário".[1]

Referências

  1. FREITAS, M. A. Teixeira de. O que dizem os números sobre o ensino primário, São Paulo, 1934

Ligações externas[editar | editar código-fonte]