MOBO Awards

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os Music Of Black Origin Awards (MOBO), estabelecidos em 1995 por Kanya King e Andy Ruffell, são realizados anualmente no Reino Unido para reconhecer artistas de qualquer nacionalidade que apresentam música negra.

Pela primeira vez em sua história, a premiação de 2009 foi realizada na cidade de Glasgow, na Escócia. A cerimônia acontecia em Londres desde o seu lançamento em 1995.

Geral[editar | editar código-fonte]

Os apoiadores da cerimônia acreditam que ela reconhece uma larga área da música e dá oportunidade a todos os artistas que trabalham com a música de origem negra. No entanto, algumas pessoas argumentam que o estilo da música não pode estar ligado à cor da pele, e relembram que isso promove diferenças raciais desnecessárias, que não existem em outros gêneros musicais.

Premiações[editar | editar código-fonte]

2009[editar | editar código-fonte]

O evento deste ano aconteceu na Scottish Exhibition and Conference Centre, em Glasgow, na Escócia. Esta é a primeira vez que a premiação não é realizada em Londres. A premiação foi em uma quarta-feira, 30 de setembro de 2009.[1]

2007[editar | editar código-fonte]

A premiação de 2007 foi exibida ao vivo pela BBC Three da O2 Arena em Greenwich, Londres, e as hosts foram Shaggy e Jamelia. Shaggy abriu a noite com um medley de hits, incluindo It Wasn't Me, Mr Bombastic e Angel. A cerimônia contou com várias outras apresentações. T-Pain apresentou-se no palco ao lado de Yung Joc, enquanto Craig David e Kano também participaram no palco. outros artistas, como Ne-Yo, Mutya Buena e Robin Thicke também cantaram na O2 Arena. Amy Winehouse realizou duas canções e ganhou o prêmio de Best UK Female.

2006[editar | editar código-fonte]

Em 2006 os hosts foram Coolio e Gina Yashere. Nesse ano, pela primeira vez as categorias World Music e Jazz foram suspendidas, com esta última voltando no ano seguinte. Beyoncé Knowles foi vaiada por não aparecer no evento, apesar de ter ganhado três prêmios. Corinne Bailey Rae ganhou o prêmio de Best UK Newcomer. O rapper britânico Akala venceu na categoria Best Hip Hop Act, vencendo artistas como Kanye West, 50 Cent e The Game.

2004[editar | editar código-fonte]

A nona cerimônia anual do MOBO Awards aconteceu em 30 de setembro de 2004, no Royal Albert Hall, em Londres, e foi transmitido pela BBC. Lisa Maffia ganhou o prêmio na categoria UK Garage Act, vencendo Dizzee Rascal e The Streets. A controvérsia envolveu a remoção dos artistas Vybz Kartel e Elephant Man da categoria 'Best Reggae Act' por homofobia e incitamento ao assassinato.[2]

Referências

  1. «Glasgow to host next Mobo awards». BBC News (em inglês). BBC. 14 de abril de 2009. Consultado em 14 de junho de 2009 
  2. «Growing up gay in Jamaica». BBC News (em inglês). BBC. 15 de setembro de 2004. Consultado em 14 de junho de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.