Macaraú

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Macaraú
  Distrito do Brasil  
Localização
Estado  Ceará
Município Santa Quitéria

Macaraú é um dos onze distritos do município de Santa Quitéria, no estado do Ceará. Seu nome é a aglutinação dos nomes Macacos e Acaraú, cujos cursos d'água se encontram em seu território.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1890, por decreto do governador Luís Antônio Ferraz, foi elevado à condição de vila, emancipando-se do município de Santa Quitéria com o nome de Barra do Macaco, nome que foi alterado posteriormente para Entre Rios[1]. Em 1920, entretanto, foi extinto por lei estadual, sendo adquirido novamente pelo município de Santa Quitéria, na condição de distrito.

Em 1960, o município foi recriado, em um contexto em que diversos distritos quiterienses adquiriram sua emancipação: além de Macaraú, Batoque, Catunda, Malhada Grande e Trapiá[2]. Pouco após o golpe de 1964, a emancipação dos distritos foi revogada, e as localidades incorporadas novamente ao município de Santa Quitéria na condição de distritos, novamente.

Segundo o IBGE, a estimativa para o distrito em 2017 era de 8.924 habitantes[3].

Referências

  1. Pinto, Clodoaldo (1940). «Municípios cearenses extintos» (PDF). Instituto do Ceará. Revista do Instituto do Ceará (Ano LIV): 277. Consultado em 15 de março de 2024 
  2. «IBGE | Biblioteca | Detalhes | Santa Quitéria». biblioteca.ibge.gov.br. Consultado em 15 de março de 2024 
  3. Quitéria, Prefeitura de Santa. «Prefeitura de Santa Quitéria». www.santaquiteria.ce.gov.br. Consultado em 15 de março de 2024