Madonna del Ghisallo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A capela de Madonna del Ghisallo
Ciclistas adiante da capela

A Madonna del Ghisallo é uma pequena igreja da Itália situada em Magreglio na província de Como, na região de Lombardia.

Esta igreja é conhecida por todos os aficionados ao ciclismo como se encontra na cimeira do porto de Ghisallo cuja ascensão faz parte do trajecto tradicional do Giro de Lombardia e também com frequência do Giro d'Italia.

Madonna del Ghisallo é particularmente venerado pelos ciclistas. Em 1948 o papa Pio XII proclamou-a Patroa universal dos ciclistas. Uma tocha abençoada pelo Papa, foi levada de Roma até ao santuário por uma comitiva da que os dois últimos relevistas foram Gino Bartali e Fausto Coppi.

No santuário depositaram-se numerosas lembranças de ciclistas célebres, em especial as bicicletas de Bartali, Coppi, Eddy Merckx, Felice Gimondi e Francesco Moser e diversas t-shirts de corredores, além da bicicleta "Caloi Eddie Merckxx" da equipe motorola conduzida por "Fábio Casartelli", que a pilotava no momento de sua queda e morte no Tour de France de 1995 no estágio 18 em "Limoges". Coincidentemente, Casartelli morava próximo á essa capela de Madonna del Ghisallo.[1]

Bicicleta de Gimondi no Museu.

Junto ao santuário há um Museu do ciclismo que tem sido inaugurado em presença de Fiorenzo Magni a 14 de outubro de 2006 com motivo do Giro de Lombardia.

Outros santuários dedicados ao ciclismo[editar | editar código-fonte]

Este santuário tem dois equivalentes:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]